Yahoo e Microsoft focam em ferramentas de analytics para desenvolvedores

Author Photo
12:10 pm - 20 de fevereiro de 2015

O Yahoo anunciou uma suíte de desenvolvimento móvel com foco
em analytics para apps, que une recursos do Yahoo e tecnologias de análises fornecidas
pela empresa Flurry. A ideia é prover aos desenvolvedores a capacidade de
analisar eventos por meio de dados disponíveis e direcionar publicidades
nativas em aplicativos.

O pacote reúne funcionalidades de cinco produtos, como Flurry
Analytics e Explorer, que oferecem capacidade de analisar dados por meio de um
painel, além do Flurry Pulse, que permite aos desenvolvedores o uso do Flurry
SDK para o compartilhamento de dados entre parceiros, sem que haja necessidade de
códigos adicionais.

Já Yahoo App Publishing também usa o mesmo SDK para acrescentar
publicidade nativa aos aplicativos pela plataforma Gemini. Segundo o Yahoo, tanto
a plataforma Gemini quanto a plataforma vídeos publicitários BrightRoll estão
disponíveis no Flurry SDK. Uma versão prévia do Yahoo App Publishing já está disponível
aos desenvolvedores.

A companhia também anunciou a vai disponibilizar o Yahoo
Search em aplicativos, além da ferramenta Yahoo App Marketing. Uma versão
prévia da suíte já está disponível para desenvolvedores.  

Microsoft
Outra companhia que também aposta forte em sua estratégia de
analytics é a
Microsoft, que adquiriu a startutup de mobile analytics Capptain
no ano passado.

Agora, a Microsoft apresenta um preview do Azure Mobile
Engagement, uma ferramenta de análises em tempo real baseada na tecnologia da Capptain.

A solução utiliza serviços de notificação push como GCM do
Google, APNS da Apple, além da ferramenta MPNS da Microsoft, que traz recursos
de mensageria em aplicativos. O Azure Mobile Engagement também inclui uma API
que permite a integração simples com outras plataformas. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.