Wipro Logo 2017
A Wipro Limited, empresa global líder em Tecnologia da Informação, Consultoria e Serviços de Processos de Negócios, anunciou os resultados financeiros do primeiro trimestre do seu ano fiscal, concluído em 30 de junho de 2017. A receita bruta do período alcançou US$ 2,1 bilhões, mesmo número do primeiro quarter de 2016, mas com um crescimento de 0,2%. O valor bruto do último ano fiscal – 2016/2017 – atingiu U$$ 8,5 bilhões, representando 7,4% de crescimento sobre o ano anterior.
Os resultados líquidos da empresa nesse trimestre somaram U$$ 321 milhões, um aumento de 1,2% tendo em vista o mesmo período do ano passado, que havia decrescido consideravelmente. Além disso, a receita do segmento de serviços de TI, superou os U$$ 1 971 milhões, com aumento sequencial de 0,9% e, quando comparamos lado a lado o mesmo quarter de 2016, o incremento foi de 2,1%.
Ainda no segmento de Serviços de TI, os lucros chegaram a U$$ 339 milhões, menos 5,8% do que no Q1 passado. E baseado nas margens do ano fiscal anterior – 2016/2017 – as margens passaram de 17,7% para 16,8%. A expectativa da Wipro para o próximo quarter, a ser concluído em 30 de setembro desse ano, é de que a receita dessa área de serviços gire em torno de U$$ 1 962 até os U$$2milhões.
A Wipro continua a registrar o seu crescimento com um portfólio amplo e de variadas frentes de atuação, desde as Linhas de Serviços como Serviços em Aplicação de Negócios, com 45,8%; Serviços de Infraestrutura de TI, representando 28,1% das práticas; BPS – Business Process Services (Serviços de Processos de Negócios), 12% e Analytics, com 7,1%; até as suas unidades de negócios, como serviços financeiros, 26,7%; manufatura e alta tecnologia, 22,5% e tecnologias para a área de consumo com 15,8%.
A estratégia digital continua forte nos negócios da Wipro. A companhia quer continuar levando seus clientes a um nível elevado da transformação digital. Exemplo disso é que a Wipro foi escolhida pela organização latino-americana de um dos maiores bancos dos EUA como parceira estratégica para mudar significativamente a forma como entrega novos produtos e serviços, além de alterar a forma como se integrar a um ecossistema associado com maior velocidade.
A Wipro vai configurar e executar uma fábrica de API e Microserviços como parte de sua jornada de transformação digital. A Wipro vai desenvolver equipes ágeis, e trará um modelo de entrega de duas velocidades, além de completar o trabalho em um modelo baseado em resultados para o banco.
A Wipro também foi selecionada pela Clix Capital Services Pvt. Ltd. como o principal parceiro tecnológico para ajudar a projetar, construir e manter seus canais digitais e infraestrutura digital, que deverão se conectar a sistemas de transações subjacentes e fornecerão infraestrutura em um modelo de nuvem. O contrato está firmado por um período de 5 anos.
Para Abidali Z. Neemuchwala, CEO e Membro do Conselho da Wipro, “nós entregamos receitas acima do valor previsto. Nosso foco em Digital combinado com nossos investimentos em conhecer mais dos nossos clientes resultou em um forte crescimento nas principais contas.
A atualização da marca reflete a transformação que estamos dirigindo, e como estamos ajudando nossos clientes em suas jornadas digitais”.
Já segundo Jatin Dalal, CFO da Wipro, “o impacto sobre as margens operacionais e os aumentos salariais foi parcialmente compensado pela forte eficiência das empresas. Continuamos a sustentar uma geração com um caixa robusto. Além disso, anunciamos a recompra de ações de capital, e isso faz parte da nossa filosofia de entregar retornos eficientes aos acionistas”.
Para Ankur Prakash, VP para New Growth & Emerging Markets, “creio que estamos na direção certa, caminhando lado a lado com os nossos clientes e aprendendo sempre mais com os seus próprios desafios. A jornada digital não tem volta, e na América Latina e outros países emergentes, isso é totalmente visível”.
Na América Latina a empresa manteve o foco na oferta de serviços nas seguintes linhas: Serviços de Infraestrutura Global, Tecnologias Avançadas e Soluções, Serviços de Aplicações de Negócios, Testing e BPO. Na região, a companhia possui cerca de dois mil e quinhentos funcionários, 1300 dos quais estão no Brasil, onde a empresa está presente desde 2006 e realiza iniciativas para a contratação e a capacitação de universitários da área de TI.
A Wipro possui uma sede comercial em São Paulo e Centros de Entrega Global em Curitiba e Osasco. Além do Brasil, também atendem à América Latina os Centros de Entrega Global instalados na cidade de Guadalajara e Cuautitlán, no México.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…