Categories: Notícias

Windows 9: a volta do desktop?

Com o recurso inicializar direto do desktop e aplicativos que podem ser anexados à barra de tarefas, a atualização do Windows Update 8.1 distancia-se muito da visão baseada nas Tiles (ou azulejos) que a Microsoft criou no Windows 8. Segundo rumores da mídia em geral, o Live Tiles deve desaparecer na próxima edição do Windows, de modo que algumas versões permitirão desabilitar a tela Iniciar completamente. 

De acordo com vários sites, a próxima versão do Windows, chamada de Threshold, deve chegar no segundo trimestre de 2015. Ela deve incluir uma variedade de recursos para satisfazer os usuários de longa data do Windows que não estavam feliz com a interface do Win 8. A nova atualização irá se comportar de maneira diferente de acordo com o tipo de dispositivo executado. O Live Tiles pode fazer todo o sentido nas configurações de um tablet, mas têm pouca ou nenhuma usabilidade em PCs e laptops.
Citando fontes interna da Microsoft, o site ZDN informou que a atualização estará disponível em três versões básicas: uma para PCs e laptops que enfatiza a interface de desktop; uma para dispositivos 2-em-1, como o Surface Pro, que provavelmente contará com desktop e interface de usuário “Modern”; e uma versão para smartphones e tablets que não possuem uma área de trabalho.
A nova interface do usuário do desktop deve incluir um menu Iniciar reinventado, que integra tanto desktop e aplicativos. A Microsoft demonstrou uma versão prévia do novo menu Iniciar em abril durante a Build, sua conferência para desenvolvedores. O desktop Threshold provavelmente também irá permitir aos usuários executar aplicativos Modern em janelas flutuantes, assim como é possível com aplicativos normais. A Microsoft também revelou essa característica na conferência, sendo que veículos como The Verge e Neowin informaram que a tela inicial será desativada por padrão em desktops e laptops que executem o Threshold, ou seja, os usuários que usam “mouse e teclado” verão a tela inicial apenas se ativá-la.

A versão para telefone/tablet deve mesclar o Windows RT com o Windows Phone, algo que tem sido noticiado há meses. Essa versão deve apoiar a característica multitarefa, podendo ser executada em dispositivos baseados em Intel, em vez de apenas modelos ARM que tem sido utilizados no Windows RT. A Microsoft está trabalhando atualmente em versões touch de sua suíte Office, um esforço que poderia tornar o Windows RT uma plataforma mais viável.
Esteticamente, o Threshold será bem diferente do Windows 8.1. A Microsoft pode, inclusive, disponibilizá-lo gratuitamente para todos os clientes do Windows 8.1 Update, e talvez até mesmo para usuários do Windows 7 Service Pack 1.
Além disso, há indícios de que o Threshold deve trazer a interface de usuário Modern. Algumas notícias também ecoam vários rumores de que o Threshold terá maior ênfase na interface de usuário do desktop e virá em versões configuradas para diferentes tipos de dispositivos e casos de uso.
Até o momento a Microsoft ainda não definiu se vai chamar a versão de Threshold Windows 9. O Windows 8.1 foi melhor recebido do que o Windows 8, mas a companhia teve problemas com a reputação da versão original mista. De acordo com a empresa de monitoramento na web Net Applications, o Windows 8 e 8.1 juntamente são responsáveis por menos de 13% dos usuários de desktop PC, atrás não só do Windows 7, que tem quase metade do mercado, mas também do Windows XP, que já não é mais suportado pela Microsoft.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago