Descontinuado em janeiro de 2020, o Windows 7 ainda resiste em mais de um quinto (22%) dos computadores usados por consumidores, pequenas e médias empresas e microempresas, apontou um levantamento da empresa de cibersegurança Kaspersky usando metadados anônimos de usuários.
Também segundo o relatório, Windows XP e Vista, cujos os suportes terminaram em 2014 e 2017, respectivamente, ainda contabilizam usuários, ainda que estejam sejam menos de 1% do total.
Diretor da Equipe de Pesquisa e Análise da Kaspersky na América Latina, Dmitry Bestuzhev alerta para a ameaça de segurança que sistemas operacionais antigos podem representar. Como não recebem mais atualizações frequentes de segurança, estes sistemas podem ser alvo de novas vulnerabilidade descobertas, que podem não ser corrigidas e permitem que cibercriminosos obtenham acesso ao sistema.
“Embora possa parecer um incômodo, as atualizações não são apenas para habilitar a interface mais recente, ela também traz correções de bugs que, se não forem corrigidas, podem abrir uma porta enorme para os cibercriminosos”, afirmou. “Se o seu sistema operacional estiver desatualizado, você não poderá mais receber essas correções críticas.”
Para mitigar o risco, a empresa recomenda que usuários verifiquem se a atualização automática está ativada em todos os dispositivos. É importante também que usuários coloquem dispositivos que usam um sistema sem suporte em uma rede separada da rede organizacional e reavalie este vetor de ataque no modelo de ameaças da organização, caso a atualização não seja possível.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…