Windows 10 IoT vai levar Cortana para robôs e aparelhos inteligentes

Em 2017, a geladeira de qualquer residência poderá contar piadas e explicar o preparo de receitas, segundo anunciou a Microsoft durante a conferência WinHEC, realizada nesta semana em Shenzhen, na China. Isso porque o assistente pessoal da empresa, o Cortana, chegará ao Windows IoT Core por meio da atualização Windows 10 Creators Update ─ a versão para Internet das Coisas (IoT) do sistema é feita para aparelhos inteligentes como robôs, projetos de desenvolvedores, termostatos, entre outros.
O Windows IoT Core às vezes pode ficar um pouco atrás dos lançamentos do Windows 10 para PC. Por isso, ainda não está claro quando o update para a versão IoT será liberada. Durante a atualização de novembro de 2015 do Windows 10, a build IoT demorou cerca de um mês a mais para receber as novidades. Por outro lado, o update de aniversário chegou mais ou menos na mesma época aos PCs e aparelhos IoT.
Publicidade
Se tivesse que apostar, esperaria ver o novo Windows IoT Core inspirar muitos alto-falantes inteligentes de outros fabricantes (no estilo do Amazon Echo) empoderados pelo Cortana ─ a Microsoft não parece muito interessada em fabricar o seu próprio alto-falante inteligente. Em vez disso, a companhia está se mantendo fiel ao seu padrão “o PC é a solução para tudo” com o Home Hub.