A arquitetura corporativa (da sigla “EA”, em inglês) está relacionada à estratégia organizacional de uma empresa. Por meio dela, procura-se encontrar soluções de TI efetivas para o desenvolvimento de ambientes de trabalho funcionais.
As empresas usam o método para melhorar a entrega de produtos, o gerenciamento de riscos e até a retenção de funcionários. A seguir, veja as 5 áreas em que a arquitetura corporativa é indispensável.
A arquitetura corporativa é usada para prever riscos futuros e responder a problemas com mais rapidez e eficácia.
O conceito da arquitetura corporativa estuda como produtos podem ser fabricados e enviados quando há falta de certos componentes (como os semicondutores).
A EA também foca em melhorar as experiências de trabalho para os funcionários, tornando as vagas mais atrativas.
A arquitetura corporativa garante que os produtos e os serviços entregues pelas empresas funcionem bem e atendam às expectativas dos clientes.
Com a EA, é possível determinar quantos e quais tipos de bancos de dados manter, além de saber quais devem ser trocados por APIs ponto a ponto.
Agora, você sabe a importância da arquitetura corporativa para a sua empresa. Entre no IT Forum e confira mais informações sobre o assunto!