A inteligência artificial é uma das tecnologias mais promissoras do momento, mas ainda não é considerada uma ferramenta prioritária no mundo corporativo. Será que isso pode mudar? Descubra aqui, no IT Forum!
A pesquisa divulgada pela Bain & Company revelou que apenas 8% das empresas priorizam o uso de IA. Por outro lado, a expectativa é que ela se torne 1 das 5 maiores prioridades nos próximos 2 ou 4 anos para 85% das companhias.
O estudo associa a IA com produtividade, visto que 15% das tarefas podem ser concluídas mais rapidamente e com a mesma qualidade quando os algoritmos de Large Language Models (LLMs) são utilizados.
LLM é um dos tipos de inteligência artificial que usa conjuntos de dados massivos para resumir e gerar conteúdos, como o ChatGPT da OpenAI. Algumas empresas já utilizam essa linguagem para criar ferramentas próprias, que otimizam o trabalho.
O segmento de software é o que mais utiliza a IA, mas as demais áreas devem aderir à ferramenta para não ficar para trás. Segundo o estudo, essa é uma forma de ampliar os diferenciais competitivos diante da concorrência.
Outro levantamento feito pelo Gartner indica que 79% dos estrategistas corporativos consideram que a inteligência artificial, o analytics e a automação, são indispensáveis para o sucesso dos negócios nos próximos anos.
Para introduzir a inteligência artificial nas empresas, é preciso aprender a utilizar as ferramentas, alinhando-as com os processos corporativos. Isso pode reduzir a porcentagem (52%) de estrategistas que relatam não entender a usabilidade das novas tecnologias.
Para Saulo Esteves, diretor de Digital Workplace Technology da Invillia, a indústria de software mudará quando o mercado entender o potencial da inteligência artificial. A partir desse momento, as empresas poderão poupar tempo, ganhar em produtividade e personalizar os processos.
Para o especialista, o futuro da inteligência artificial destaca a redução do tempo dos processos pelo uso das ferramentas na criação e na programação. Com isso, há ganhos em escalabilidade e produtividade.
Fora as vantagens para a indústria de software, o consumidor final também sai ganhando. As ferramentas de IA podem melhorar a experiência dos usuários ao personalizar os conteúdos de vendas e marketing para o produto adaptar-se aos diferentes perfis.
Outra vantagem futura para as empresas é que a IA também pode atuar como um auxiliar de pesquisa para resolução de dúvidas técnicas e atualização de novidades do mercado para os times de tecnologia.
Com tantas vantagens, a tendência é que a inteligência artificial passe a ser cada vez mais utilizada. Por isso, é preciso se manter atualizado, acompanhando as mudanças aqui, no IT Forum!