Mais de um quarto dos brasileiros já sofreram golpes virtuais durante as compras, mas é possível se proteger contra as fraudes e fazer pedidos seguros. Confira!
De acordo com o estudo Segurança do Consumidor Digital e as Fraudes no Varejo, entre os consumidores que saíram lesados em compras on-line, 57% não receberam o produto pelo qual pagaram.
Outros 17% tiveram os dados vazados, e 12% foram vítimas de fraude pelo boleto de pagamento, em que o valor não foi feito para uma instituição verdadeira, mas para a conta do golpista.
Além do boleto, outros documentos podem ser falsificados. Os comprovantes de pagamento e entrega são os mais comuns. Eles levam o consumidor a acreditar que o pedido foi feito com sucesso, mas nem sequer recebe notícias da loja na sequência.
Alguns golpes na internet são considerados falsos positivos: o sistema identifica uma falha e a considera como fraude, cancelando o pedido. Isso é comum quando a compra é realizada em outro endereço e com cartão de terceiros.
Para evitar cair em golpes financeiros na internet, pesquise a avaliação da loja no Reclame Aqui, verificando se outras pessoas tiveram experiências negativas. Dê preferência para comprar somente onde você já conhece ou em lojas com feedbacks reais.
Na hora de pagar, atente-se a todos os detalhes do boleto para identificar possíveis edições e fraudes. Para evitar golpes com cartão de crédito, veja se o site tem um selo de segurança, crie um cartão virtual e apague-o após a compra para ele não ser clonado.
Consulte o CNPJ e a razão social da empresa para confirmar se as informações condizem com as apresentadas no site e nas redes sociais. Além disso, guarde os dados de contato e o endereço da loja para facilitar a comunicação diante de irregularidades.
Para ficar mais seguro ao fazer suas compras, acompanhe as matérias sobre cibersegurança no IT Forum!