Hoje em dia, ainda é muito comum que colaboradores associem cargos de CEO às posições ligadas à administração financeira de uma empresa.
Contudo, esse cenário está mudando cada vez mais com a ascensão de diretores executivos cuja função anterior estava ligada à tecnologia.
Empresas de renome, como XP Inc., CCR Autobahn e Ebanx, são grandes exemplos desse movimento. Entenda melhor a tendência a seguir.
Tradicionalmente, o lugar de CEO é o próximo passo para todos os cargos chamados C-Level. No entanto, é pouco comum que CIOs tenham a ambição de chegar ao posto.
Segundo o levantamento feito pela IT Forum, o plano de carreira de quase metade dos CIOs é de permanecer na posição, seja na empresa atual, seja em outra.
“Existe uma espécie de dogma em TI, em que o cargo de CIO é o auge da carreira”, conta Sérgio Lozinsky, consultor e organizador do Jornada CIO, que estuda profissionais da área.
Esse cenário está mudando. Desde a pandemia de COVID-19, a necessidade de tecnologia criou grandes oportunidades para todos os profissionais do ramo.
Em vez de reportar para o financeiro, a presidência e o corpo de diretores, agora diretores de TI podem se tornar CEOs.
Segundo especialistas da área, esse caminho é mais simples para profissionais que atuam em empresas focadas em TI. Mesmo assim, o CIO precisa ter a própria reinvenção sempre em mente.
Conquistar a cadeira de CEO não é fácil, mas é uma possibilidade para profissionais de tecnologia. Saiba mais sobre esse tipo de carreira aqui, no IT Forum!