Crimes virtuais: confira os 7 mais comuns e saiba como se proteger 

Mesmo se você nunca tenha caído em algum crime virtual, muito provavelmente já ouviu falar de alguém que foi prejudicado por esse tipo de prática. Afinal, essa é uma realidade cada vez mais comum em nossos cotidianos.  

A tecnologia certamente proporciona muitos benefícios e facilita nossas vidas de inúmeras maneiras. No entanto, ela também abre caminho para pessoas que desejam agir de má fé. A seguir, conheça 7 crimes virtuais bem comuns. 

1 - Golpe do Whatsapp 

Criminosos clonam o número de celular de um usuário e utilizam o Whatsapp para conversar com os contatos da pessoa. Normalmente, os golpistas se passam pela vítima para solicitar dinheiro. Portanto, sempre faça a confirmação em duas etapas.  

2 - Golpe via mensagem 

Muito parecido com o golpe acima, criminosos virtuais encaminham uma mensagem (por SMS ou Whatsapp) com links falsos para conseguir dados pessoais do usuário. Por isso, nunca clique em links de origem desconhecida. 

3 - Stalkerware 

Stalkerwares são sistemas “espiões” utilizados para perseguição digital. Eles são baixados sem o consentimento do usuário e permitem o rastreio e o recolhimento de dados. Atente-se para falhas no dispositivo para detectá-los. 

4 - Investimentos falsos 

Se você se deparar com um investimento interessante, o ideal é estudá-lo ao máximo. Afinal, existem certas “armadilhas” na internet que fazem investidores aplicarem em ativos falsos (como criptomoedas, por exemplo). 

5 - Empregos falsos 

Você já recebeu uma proposta de emprego por Whatsapp que parecia irrecusável sem sequer ter se candidatado para qualquer processo seletivo? Suspeite! As chances de ser uma oferta falsa para roubar seus dados são bem altas.  

6 - Perfis falsos 

Não é nem um pouco difícil criar um perfil fake na internet. Assim, muitos criminosos usam esse método para desenvolver marcas falsas e anunciar produtos que nunca vão chegar à sua casa. Portanto, sempre analise as credenciais dos usuários. 

7 - Reservas falsas de hotéis 

Golpistas criam páginas de agendamento falsas para roubar informações dos usuários. Com isso, você chega no destino de suas férias e percebe que o hotel sequer existe.  

Depois de conhecer esses crimes virtuais, esperamos que seja mais fácil garantir sua segurança digital. Continue acompanhando o IT Forum para conferir mais novidades sobre o assunto!