Em 2020, com o lançamento do iPhone 12, a Apple deixou de fornecer adaptadores de tomada junto aos smartphones. Essa foi uma decisão polêmica, que não agradou os clientes da empresa.
No entanto, esse plano se tornou um “tiro no pé” da própria companhia — pelo menos aqui, no Brasil. Entenda melhor o prejuízo sofrido pela Apple nos stories a seguir.
Em 13 de outubro de 2022, a Justiça de São Paulo condenou a Apple a pagar uma multa de R$ 100 milhões por vender iPhone sem carregador no Brasil.
Além da multa, a empresa precisaria voltar a distribuir adaptadores junto aos dispositivos mobile. A Apple concordou em acatar a decisão.
A medida atenderia às reclamações da Associação Brasileira dos Mutuários, Consumidores e Contribuintes (ABMCC).
A associação alegou que a falta do carregador iPhone na distribuição dos aparelhos configurava uma “venda casada às avessas” e feria dos direitos do consumidor.
Vale dizer que o Ministério da Justiça já havia determinado a paralisação das vendas de iPhone 12 em setembro deste ano, tendo aplicado uma multa de R$ 12 milhões — a qual teria sido aceita pela Apple.
Em nota, a gigante da tecnologia afirmou: “já ganhamos várias decisões judiciais no Brasil sobre esse assunto e estamos confiantes de que nossos clientes estão cientes das várias opções para carregar e conectar seus dispositivos”.
E você, o que acha das decisões tomadas pela Apple e pelo Ministério da Justiça? Clique no link abaixo e saiba mais sobre a distribuição de carregadores no Brasil e no mundo.