Vale a pena usar o Bard em vez do ChatGPT?

Lançado oficialmente em março de 2023, o Bard, do Google, é o concorrente direto do ChatGPT, oferecendo funcionalidades muito semelhantes ao chatbot.

A IA do Google chegou ao Brasil em julho, em lançamento simultâneo com a Europa, mas será que ela é boa o suficiente para substituir o ChatGPT? Saiba mais, a seguir.

Criador

O Bard é uma criação do Google, um dos maiores nomes em tecnologia do século. O ChatGPT vem da OpenAI, um laboratório 100% dedicado à inteligência artificial.

Como o nome sugere, o ChatGPT usa o modelo de linguagem GPT (3.5 na versão gratuita e 4.0, na paga). O Bard utiliza o PaLM 2, desenvolvido pelo Google.

Linguagem

Fontes

Uma das grandes desvantagens do ChatGPT é o treinamento com informações somente até 2021. Já o Bard pode acessar fontes atualizadas da web.

Apesar de já estar disponível no Brasil, a IA do Google ainda está em fase de testes. O ChatGPT pode ser usado fora da fase beta há meses. 

Disponibilidade

Rascunhos

Uma funcionalidade do Bard que não está no ChatGPT é a de rascunhos. Todas as respostas da IA do Google vêm com duas alternativas para você escolher a que mais agrada.

Qualquer IA está sujeita a “alucinações” (respostas insatisfatórias ou que não correspondem à realidade), mas o Bard demonstra ser mais propício a erros que o ChatGPT.

Alucinações

Ambas inteligências artificiais apresentam vantagens e desvantagens, considerando suas evoluções. Por isso, a melhor maneira de saber qual vai se sair melhor é acompanhando o avanço delas. Faça isso aqui, no IT Forum!