Christian Gebara afirma que Brasil vive “erro 429”, em referência ao excesso de estímulos digitais e à sobrecarga da atenção humana

CEO da Vivo destaca 12 tendências de futuro na abertura do IT Forum Trancoso 2025

“A vida linear — estudar, casar, ter filhos e comprar um imóvel — não é mais o desejo de muitos consumidores”, afirma. “As conquistas mudaram, e a gente precisa entender esse novo olhar para a vida.”

1. Década da desconstrução

“O digital uniu as gerações. O que antes era uma relação distante, hoje é um grupo de WhatsApp”, diz. “A influência deixou de ser vertical e passou a ser cruzada entre avós, filhos e netos.”

2. Gerações interconectadas

“Avançamos em pautas de diversidade, que a Vivo continua abraçando com força, mas vivemos também um mundo polarizado. O conservado-rismo voltou com intensidade”, diz. “Como as empresas devem se posicionar nesse cenário?”

3. Backlash progressista

“É difícil saber quando e por quanto tempo deixar um filho com celular. É a armadilha de todos nós”, afirma. “A segurança é um ganho enorme, mas a saúde mental também precisa ser considerada.”

4. Armadilha dos pais

“A gente vai falar com a inteligência artificial, e isso muda tudo”, diz. “Essa interface de voz vai transformar a forma como as pessoas interagem com empresas e serviços.”

5. Mudança de interface

“A internet trouxe a academia ao alcance de todos”, declara. “Excluindo o que é falso, o conteúdo verdadeiro virou acessível e democrático.”

6. Ciência para todos

“As pessoas se sentem mais à vontade dentro de suas comunidades”, afirma. “Precisamos entender essas comunidades para saber o que elas esperam das nossas empresas.”

7. Comunidade como elo

“O mundo está mais difícil, polarizado, com menos notícias boas. O humor virou ferramenta poderosa na comunicação com o público”, diz. “As pessoas procuram esse riso fácil.”

8. Rir como o melhor remédio

“O digital pode garantir acessibilidade a todos. E essa é uma responsabilidade de todos nós”, alega. “Fomos reconhecidos pela Anatel como a opera-dora mais acessível do setor, e queremos ir além.”

9. Acessibilidade integral

“Existe uma valorização crescente do que é essencial, do que é local”, conta. “A Vivo também acredita que uma empresa tecnológica precisa ser sustentável.”

10. Natural da terra (futuro ancestral)

“Há uma tendência clara de valorização do passado. O que era retrô virou desejo”, diz. “O design, o comportamento e até as campanhas publicitárias estão sendo moldadas por esse sentimento.”

11. Nostalmania — o passado presente

“O Brasil se tornou referência em moda, música e cinema. O ‘Brazil core’ hoje é hype lá fora”, afirma. “É o Brasil como estética e potência cultural.”

12. Brasil tipo exportação

Siga o IT Forum no LinkedIn e Instagram!

Quer acompanhar mais conteúdos como esse?