A tecnologia do metaverso não vai ser adotada do dia para a noite. Especialistas afirmam que vai levar dez anos, pelo menos, para ela se solidificar em larga escala.
Isso não significa que ela vai ficar estagnada durante esse período. O Gartner selecionou algumas tendências que vão ter impacto na popularidade do metaverso a curto prazo.
A previsão é de que empresas usem o espaço virtual para fazer o treinamento de colaboradores. Esses “jogos sérios” têm estimativa de crescimento de 25% até 2025.
Humanos digitais são uma das tendências do metaverso para interações com o cliente. Elas vão ser realizadas com a ajuda de avatares com fala, gestos e imagens.
Os espaços virtuais vão ser utilizados para realizar convenções, eventos e até mesmo reuniões. Eles serão essenciais para os participantes interagirem mesmo à distância.
Até 2028, 10% dos eventos públicos devem incluir participação pelo metaverso. Os espaços serão usados para fins de compartilhamento de experiências coletivas.
A presença de empresas no comércio eletrônico vai se expandir para a venda de ativos tokenizados via metaverso. A maior aposta da tokenização é com as NFTs.
O metaverso vai poder se conectar com o mundo real, garantindo mais interação com objetos físicos. Assim, visitas a museus ou até mesmo idas às compras vão ser otimizadas.
Você está ansioso para o crescimento do metaverso? Não deixe de acompanhar as notícias sobre o espaço virtual no IT Forum e ficar por dentro de todas as novidades!