Conselho é uma análise, uma reflexão que você oferece a alguém. Já recomendação é uma palavra muito forte. “Re” do latim significa intensidade, “co” significa junto e “mandare” é confiar a alguém, determinar um caminho para encontrar uma solução. Ou seja, recomendar é adotar juntos e intensamente uma linha de confiança.
É por este motivo que uma recomendação tem uma força muito grande na vida das pessoas. Listei medidas para você estar apto a fazer boas recomendações a alguém.
Ainda tem dúvidas, se deve ou não recomendar algo a alguém? Confira algumas reflexões que podem ajudá-lo nessa decisão.
E sobre aquele velho ditado “se conselho fosse bom, não se dava, mas vendia”, nada pode ser pior que mercantilizar uma atitude humana que é doar-se, dar seu tempo, seus ouvidos e sua sabedoria ao próximo. Conselho é bom sim, quando dado com amor, com vivência, com bons exemplos. É dar um pouco mais de si para que o outro encontre clareza em sua vida.
*Luciano Salamacha é doutor em Administração e mestre em Engenharia de Produção. Preside e integra conselhos de administração de empresas brasileiras e multinacionais, Atua como consultor e palestrante internacional. É professor da Fundação Getúlio Vargas em programas de pós-graduação. Recebeu da FGV o prêmio de melhor professor em Estratégia de Empresas nos MBA’s, por sete anos seguidos.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…