Você negocia bem seu salário?

Negociar salários quase nunca é um processo tranquilo. Muitos profissionais ainda temem represália ou mesmo a perda do emprego antes de tomar coragem e agendar uma conversa sobre a atual situação salarial. É engraçado que a maioria não tenta melhorar seus ganhos mesmo quando se deparam com um convite para mudar de trabalho. Tal fato é comprovado por um levantamento feito pela consultoria The Creative Group, que mostra que apenas 10% dos profissionais negociam seus ganhos com frequência.
A consultoria perguntou para mais de 400 profissionais se ao receber uma oferta de trabalho eles tentava melhorar seus ganhos e 35% disseram que negociam de vez em quando, 41% o fazem raramente e 11% nunca o fazem.
Especialista em carreira sempre dão dicas de como conduzir um processo de negociação ou mesmo em avaliar se o momento atual é o adequado para tal conversa. Entre as recomendações estão: avaliar o momento econômico do País e da empresa; fazer um balanço do seu último ano e tentar enxergar como suas realizações impactaram os resultados da companhia; e comparar seu salário com a média paga pelo mercado, se estiver abaixo a conversa é sempre válida.
E você, já negociou seu salário recentemente ou pensa em fazê-lo? Aproveite e consulte a tabela de cargos e salários da Robert Half que traz a média paga em 2014 e perspectiva para 2015.