Violações de privacidade e sequestro de dados: como empresas podem fazer uma comunicação segura?

Em março deste ano, ministros brasileiros tiveram seus celulares clonados por cibercriminosos, que invadiram diversas informações pessoais por meio de um aplicativo gratuito para troca de mensagens instantâneas. Com uma série de ameaças, como ransomwares — que fazem sequestro de dados — e outras vulnerabilidades, como gadgets infectados por malwares diversos, como as empresas podem fornecer privacidade e segurança para seus usuários na comunicação?

A situação em torno da violação de privacidade é recorrente a ponto de empresas investirem em um modelo de negócio focado em vender essas bases de informações. “Por isso, vale o investimento em tecnologias de ponta existentes no mercado por preços variados, para proteger essas informações e não violar diretamente os dados de forma ilícita”, afirma Cássio Brodbeck, CEO da OSTEC Business Security e especialista em segurança da informação.

Diante dessas situações, empresas desenvolvedoras de tecnologia disponibilizam no mercado softwares para a realização de uma comunicação segura. A Dígitro, empresa com sede em Florianópolis e que atua há 40 anos no mercado de comunicação e inteligência, lançou no mercado o UNA, aplicativo para comunicação unificada e segura que pode ser usado tanto por empresas quanto por entidades públicas. O software unifica várias formas de comunicação — chat, ramais e e-mails. As informações ficam armazenadas em um servidor próprio, localizado na própria organização, para garantir maior controle e acesso dos dados.

Diferente de outros aplicativos gratuitos para conversação instantânea, o UNA oferece vantagens corporativas e de segurança para seus usuários. O software unifica várias formas de comunicação — chat, voz e e-mails — em um só lugar. As informações ficam armazenadas em um servidor próprio, localizado na própria organização, para garantir maior controle e acesso dos dados. De acordo com a Gerente de Produto da Dígitro, Elizabeth Rocha Fernandes, o uso da ferramenta é benéfico pois o serviço é de total controle da organização, garantindo soberania e segurança no acesso dos usuários, troca de informações e armazenamento de dados.

Por meio do UNA é possível fazer e receber chamadas de voz entre os integrantes da mesma organização, além de também ligar para números externos, realizar comunicação via chat, fazer o compartilhamento de documentos, fotos, mensagens de áudio, vídeo e localização, tudo de forma criptografada e segura.

A autenticação dos usuários é centralizada via Cadastro de Pessoas (LDAP). A solução permite, ainda, pesquisa inteligente por fonema, visualização do status dos outros usuários (online e offline), uso de vários dispositivos simultaneamente com notificação inteligente e o armazenamento dos históricos das comunicações no servidor com rastreabilidade para o administrador. O software possui fácil instalação e manutenção, e pode ser utilizado em qualquer sistema operacional via browser ou aplicativo para smartphone iOS e Android.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago