Notícias

Via Varejo conquista mais eficiência com ferramentas da Eccox

A Via Varejo é a responsável pela administração das Casas Bahia e Pontofrio, dois dos principais varejistas do país. Ela está presente em mais de 400 municípios brasileiros, 20 Estados e no Distrito Federal. Hoje, também, já são mais de 50 mil colaboradores.

Nos últimos anos, a empresa adotou mudanças e teve a Eccox como parceira. A ideia do DevOps é, de certa forma, também de mudar a cultura de TI, acelerando a prestação de serviços com novas práticas ágeis.

Em conjunto com a Eccox, a Via Varejo desenvolveu uma nova arquitetura de ambiente DB2 que possibilitasse o paralelismo no desenvolvimento e testes de sistema. O foco, aqui, foi a rápida reposição de pistas de testes e alinhamento na esteira DevOps.

Fabio Kawasoko e Thiago Teixeira gerentes de tecnologia, além dos gestores do projeto Ricardo Ciosani e Agnaldo Vieira, reforçam que a Eccox “foi selecionada por apresentar a melhor solução aos requisitos técnicos solicitados e a aderência ao processo da Via Varejo”.

No estudo de implementação, foram discutidas áreas de tecnologia, o “plano de trabalho, aderência à infraestrutura, facilidade de uso e gestão do uso da ferramenta”.

Tecnologia e processos: juntos

Numa rápida linha do tempo, em setembro de 2017, inicia-se o projeto com a implantação da solução Eccox Data Setup (ESX). Ela é usada para o tratamento de massa de dados. Com apoio da equipe Eccox, foi estabelecido o processo de construção de ambientes DB2 e contempla o desenvolvimento, homologação e pré-produção.

A partir daí, esse conhecimento foi transferido para a equipe da Via Varejo. Em janeiro de 2018, a equipe da Via Varejo passou a gerir o processo e a tecnologia por si só.

O CEO da Eccox, Mauricio da Costa e Silva, afirma que “tecnologia e processos devem sempre andar juntos para possibilitar a real relação de benefícios esperada por nossos clientes.”

Após essa implementação, a Via Varejo passou a ter toda a árvora DB2 e respectivas dependências entre tabelas; desta forma, aplicando critérios de redução e geração automática do processamento de extração e carga.

Dentro desse modelo de paralelismo, o ambiente DB2 de homologação foi duplicado, provendo assim o ambiente DB2 de homologação reduzido e o ambiente DB2 de pré-produção na esteira DevOps.

Com o controla da árvora DB2 sendo controlada pela equipe própria da Via Varejo, a partir do uso do processo e tecnologia da ferramenta ESX, foi possível reconstruir esses ambientes em uma janela inferior a 48 horas.

A Via Varejo relata, entre os benefícios, o ganho de eficiência na manutenção e conformidade para utilização de bases reduzidas, redução dos esforços para geração de ambientes de testes com base em outros ambientes, retenção da inteligência aplicada na geração dos ambientes de testes e rápida reexecução de processos.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago