Notícias

Vendas globais de PCs cresceram 10,7% no quarto trimestre de 2020

As vendas mundiais de PCs totalizaram 79,4 milhões de unidades no quarto trimestre de 2020, número que representa um aumento de 10,7% em relação ao mesmo período de 2019, segundo pesquisa do Gartner.

No acumulado do ano, a pesquisa indica que a indústria global de PCs registrou 275 milhões de unidades comercializadas, expansão de 4,8% em comparação ao último ciclo e a maior taxa de crescimento em dez anos.

De forma nada surpreendente, os três principais fornecedores no mercado mundial de PCs permaneceram inalterados em relação ao trimestre anterior, ainda que a Lenovo tenha continuado a ampliar sua liderança sobre a HP. Refletindo a tendência observada ao longo de 2020, fornecedores voltados para o consumidor, como a Apple, Acer e Asus, ganharam participação de mercado.

Leia também: Novo produto da Amazon permite criação de Alexa para carros, apps e games

“O mercado mundial de PCs teve um final de 2020 muito forte, registrando o terceiro trimestre consecutivo de alta na comparação de ano após ano, embora continue a existir a escassez de oferta devido a essa alta demanda. A demanda no consumo de PCs impulsionou novamente as vendas, particularmente em regiões nas quais os governos mantêm ordens para os clientes ficarem em casa, à medida que a pandemia da Covid-19 persiste. Antes de 2020, os consumidores estavam mudando o foco para o telefone, mas a pandemia reverteu essa tendência”, destaca Mikako Kitagawa, Diretor de Pesquisa do Gartner.

As remessas mundiais de PCs totalizaram 275 milhões de unidades em 2020, um aumento de 4,8% em relação a 2019. Este foi o maior crescimento anual para o mercado mundial de PCs desde 2010.

“Apesar de alguns problemas da cadeia de suprimentos no início de 2020, a COVID-19 e a demanda consistente do consumidor criaram enormes oportunidades de crescimento para o segmento de PCs ao longo do ano. É provável que esse ímpeto continue até, pelo menos, a primeira metade de 2021, mas resta saber se ele se manterá na era pós-pandemia, pois dependerá da permanência das mudanças que impulsionam a demanda. Se esses cenários persistirem, os PCs voltarão à vida diária dos consumidores como um dispositivo essencial”, avalia o analista do Gartner.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago