O mercado de PCs segue em situação complicada. Dados do Gartner apontam queda de 5,2% nas vendas durante o segundo trimestre de 2016. Trata-se da sétima queda seguida nesse tipo de medição. Apesar de números nada animadores, analistas da consultoria afirmam que o mercado já mostra alguns sinais de melhora.
No período, foram comercializados 64,3 milhões de PCs. Ao avaliar o mercado de maneira geral, analistas do Gartner sugerem que preços elevados em algumas regiões e a valorização do dólar em relação a algumas moedas têm contribuído para o cenário atual. No caso do preço, o maior impacto é sentido em EMEA, que envolve Europa, Oriente Médio e África, e América Latina.
De todas as regiões pesquisadas, apenas América do Norte cresceu. No caso da América Latina, as instabilidades política e econômica prejudicam bastante. A expectativa do Gartner para a região é que as vendas de PCs caiam para menos de 5 milhões de unidades, confirmado o número, será uma queda de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, além de ser o menor volume da história da indústria de PCs na região.
Avaliando os fabricantes, a Lenovo se manteve na primeira posição, com 20,5% de participação de mercado, seguida por HP (19,1%), Dell (15,2%), Asus (7,3%) e Apple (7,1%). Uma das surpresas foi o crescimento de 1,8% da HP após quatro trimestres de quedas nas vendas. Já a Dell foi a que apresentou crescimento mais acelerado (3,1%), especialmente pelo bom desempenho nos Estados Unidos, na América Latina e Japão.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…