As vendas globais de dispositivos móveis irão crescer 1,9% em 2016, alcançando um total de a 2,4 bilhões de unidades vendidas, de acordo com um levantamento realizado pelo Gartner. Lembrando que a categoria engloba PCs, tablets e celulares.
Apesar disso, os gastos de usuários finais com esses equipamentos irá registrar uma queda de 0,5% pela primeira vez. “Espera-se que os gastos do usuário final com celulares sejam constantes e aumentem 1,2% em 2016, mas esse crescimento não será forte o suficiente para que o montante geral de dispositivos registre crescimento este ano”, disse Roberta Cozza, diretora de pesquisas do Gartner.
De acordo com a consultoria, o mercado de dispositivos será impactado diretamente pelas condições econômicas de cada país. Para Ranjit Atwal, diretor de pesquisas do Gartner, está mais do que claro que fornecedores não podem focar apenas em mercados maduros e emergentes. “Impulsionado por variações econômicas, o mercado está dividindo-se em quatro categorias: maduros e com economia desafiadora, mercados maduros e economicamente estáveis, as mesmas duas categorias para mercados emergentes”, afirmou. “A Rússia e o Brasil passarão para a categoria de mercados emergentes com desafios econômicos, enquanto a Índia ficará na estável, e o Japão pertencerá ao mercado maduro com desafios econômicos.”
O mercado global de vendas de PCs deverá totalizar 287 milhões de unidades em 2016, um declínio de 1% ano a ano, mas em ritmo de crescimento de 4% em 2017.
Já as vendas de smartphones aumentarão 2,6% em 2016. Os embarques desses dispositivos continuarão crescer, e a consultoria estima que, até o final de 2016, 82% dos celulares serão smartphones – um aumento de 12% com relação a 2015.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…