Vazamento de dados: 3 dicas para proteger a sua empresa

O ano de 2023 já começou movimentado no universo da cibersegurança: em fevereiro, os Correios anunciaram o vazamento de dados de 5% da base de usuários cadastrados.

Enquanto essa notícia pode assustar muito as vítimas com os dados vazados, essa ocorrência não é isolada no Brasil ou no mundo. 

Empresas e instituições, como Mercado Livre, ANPD, Banco Central e até Ministério da Saúde, já foram alvos de ataques do gênero. Veja dicas de como proteger sua empresa. 

1. Foco em aplicativos 

Hoje em dia, empresas usam diversos tipos de portais digitais. Aplicativos são mais vulneráveis, o que os torna alvos fáceis. É fundamental estar sempre a par das novidades.

2. Cuidado com métodos ágeis 

Os métodos ágeis são ótimos para otimizar processos, mas podem gerar falhas de cibersegurança nos códigos de programas e aplicativos. 

3. Olhe além do desenvolvimento 

É importante lembrar que desenvolvedores não são especialistas em cibersegurança. Códigos novos devem sempre ser testados contra possíveis brechas.

Adicionalmente, especialistas relembram a importância de não pagar ou oferecer dinheiro para hackers em troca dos dados roubados. Isso pode incentivar a prática de cibercrimes.

A proteção de dados de usuários é uma responsabilidade das empresas. Continue de olho nas dicas e nas novidades sobre cibersegurança aqui, no IT Forum!