Estudo da Forrester Consulting, realizada a pedido da Zebra Technologies Corporation, aponta que grande parte dos varejistas (96%) estão preparados para a onda da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). Para os decisores de TI e empresários de quase 600 companhias globais entrevistados, IoT será a iniciativa tecnológica mais importante da década.
A pesquisa revela que 67% dos entrevistados já implantaram a IoT e outros 26% planejam utilizar o modelo ao longo do próximo ano. A expectativa de mais da metade das empresas do setor é de que Internet das Coisas ofereça dados operacionais e práticos sobre a localização e a condição dos objetos rastreados, ajudando a aprimorar processos e otimizar custos da cadeia de fornecimento.
Entre as tecnologias que estão na mira das companhias do segmento, segundo o estudo, estão sistemas de localização em tempo real, computação móvel e código de barras com tecnologias. Já soluções de segurança e dispositivos com sensores foram citados como fundamentais para garantir a adoção de IoT. Mas é claro que, assim como tudo que é novidade, há desafios pela frente. Nesse sentido, 56% dos entrevistados revelam que a integração é a principal barreira para a implementação de IoT e 47% disseram que segurança e privacidade são as grandes preocupações.