Categories: Notícias

Usuários do Google mudam hábitos de busca após escândalo ‘Snowden’

Se as pessoas não dizem a verdade, como você pode dizer? E, mais do que isso, como você pode descobrir a verdade?
Este é o problema que o Google, seus concorrentes e profissionais de marketing que trabalham com anúncios em ferramentas de busca precisarão conter, de acordo com um novo estudo realizado em Cambridge.
A tese, liderada por Catherine Tucker – professora de gestão de ciências no MIT e especialista em marketing e economia-, e Alex Marthews, presidente do grupo de advocacia contra vigilância sem mandato judicial Digital Fourth, examinou tendências de busca do Google após a revelação do programa de espionagem da Agência Nacional de
Segurança norte-americana (NSA, na sigla em inglês) e de outros órgãos governamentais no último ano. A pesquisa revelou que moradores dos Estados Unidos e de outros países estão, aparentemente, se autocensurando em seus hábitos de busca desde que o ex-técnico da Agência, Edward Snowden, revelou o programa à imprensa.
Usando os dados de tendências do Google dos anos 2012 e 2013 para comparar hábitos de busca em 11 países, antes e depois de 6 de junho, data em que as informações foram vieram à tona, Tucker e Marthews descobriram que buscas para termos contidos na ‘lista de observação’ do Departamento de Segurança Nacional e alguns outros termos utilizados nas pesquisas, como “embarassing” (embaraçosos), “privates” (privados) e “trouble” (problema), tiveram uma queda estatística significante, principalmente nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. Os pesquisadores compararam essas tendências de pesquisa com um grupo dos 50 termos mais procurados no Google em 2013.
“Este estudo é o primeiro a fornecer uma documentação empírica substancial de um efeito ‘resfriador’, que aparenta estar relacionado ao aumento da preocupação com a ciberespionagem governamental”, definiram os especialistas.
Além disto, o aumento da preocupação por parte dos cidadãos afetou o mercado norte-americano de provedores de armazenamento na nuvem. Ainda segundo Tucker e Marthews, o resto do mercado de tecnologia também sofreu impacto graças aos desdobramentos das denúncias de espionagem.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago