A USP (Universidade de São Paulo) anunciou recentemente a abertura das inscrições para um mestrado profissional com ênfase em ciência de dados – e aplicações em agricultura, saúde, finanças e infraestrutura.
De acordo com a instituição, o chamado Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI) oferece um total de 20 vagas e terá início no segundo semestre.
Oferecido pelo ICMC, o MECAI é vinculado ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.
“O MECAI tem um perfil diferente de um mestrado acadêmico, porque é voltado para profissionais da indústria com formação em estatística, matemática ou computação. A intenção é utilizar a ciência de dados para gerar inovação nas empresas”, afirma o coordenador do mestrado, Antônio Castelo, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
Como se inscrever
As inscrições para o MECAI podem ser realizadas até dia 30 de abril por meio deste link: icmc.usp.br/e/5b617. A divulgação do resultado final está programada para o dia 30 de maio, na página do programa. Para obter mais informações sobre processo seletivo e critérios de avaliação, acesse o edital: icmc.usp.br/e/ed846.
Histórico
Lançado em 2014, o MECAI formou o primeiro aluno em setembro de 2017. No início do programa, o foco principal era na área de finanças. Com a expansão da iniciativa, o programa passou a incluir na ênfase aplicações nos campos da saúde, agricultura e infraestrutura. Atualmente, o programa já contabiliza 19 mestres formados.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…