Notícias

Uso de chatbot no Rock in Rio: como o festival usou a tecnologia

Quem está na Cidade do Rock pode checar o line-up, criar agendas de shows, descobrir circuitos de famosos, buscar as experiências e diversões do Rock in Rio 2019 e até encontrar as melhores alternativas de transporte de uma forma bem fácil: interagindo com o Roque, o chatbot do festival, pelo Facebook Messenger.

No primeiros três dias do festival o Roque trabalhou bastante. Cada vez que conversava com alguém, lá se iam 30 mensagens em cinco minutos de interação, na média. E em um terço dessas conversas, os participantes criaram agendas de shows personalizadas para aproveitar ainda mais o festival.

Isso porque, além de oferecer informações sobre o superevento, o chatbot foi pensado para possibilitar que cada participante criasse a sua própria programação, entre todas as atrações do Rock In Rio 2019. O projeto é fruto de um trabalho realizado pela Agência OutraCoisa em parceria com a Zenvia, e com o patrocínio do Itaú e do Facebook.

“O principal desafio era, numa estratégia tão completa do evento, criar uma experiência única para o chatbot. Como resposta a este desafio, nasceu a ideia de cada pessoa poder criar seu circuito de atrações e shows e se transformar num curador do Rock in Rio 2019”, diz Marcelo Gluz, diretor de Produto da Outra Coisa.

“Nosso time se empenhou bastante, tanto em nível conversacional como tecnicamente. O chatbot do Rock in Rio é bem sofisticado, pois une diversas integrações como, por exemplo, para criar imagens personalizadas de escolha de shows, compartilhamento posts nas redes, organização de dados, além do uso de inteligência artificial. Isso proporcionou, já na primeira semana de shows, mais de 100 mil trocas de mensagens”, diz Marcelo Castro, especialista de Negócios da Zenvia, plataforma de comunicação que simplifica a relação entre empresas e consumidores.

O Roque também estará ativo nos próximos dias do Rock in Rio, de 3 a 6 de outubro. Quem quiser conversar com ele, basta acessar m.me/RockInRio.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago