A parceria estratégica entre a Cisco e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) avançou para o próxima fase. O projeto de Telemedicina implantado em 2014 usa as ferramentas de colaboração da Cisco para potencializar os esforços da UFS no atendimento especializado à distância para crianças da zona rural de Sergipe e na educação continuada de profissionais.
Os primeiros resultados do projeto, segundo a empresa, apontaram melhora significativa na qualidade do atendimento e a redução da necessidade de longos deslocamentos das famílias até médicos especialistas.
O convênio de cooperação assinado agora – além de dar continuidade às atividades na área da saúde — aplicará a infraestrutura já existente nas áreas de Educação e de Óleo & Gás.
“A Cisco deixou um legado de infraestrutura muito grande para a UFS”, exalta Mário Adriano dos Santos, diretor geral do campus da UFS em Lagarto, “Neste novo convênio manteremos abertas as portas das duas instituições para que parcerias possam ser espelhadas dentro dos laboratórios de práticas da nossa Universidade. Assim, se a Cisco desenvolver um novo equipamento, ele poderá ser utilizado em nossos espaços e servir de base de aprendizado para a formação de nossos alunos.”
Na área de Educação, estão previstos programas de aprimoramento de professores da Federal de Sergipe no uso de tecnologia no ambiente educacional, workshops para o planejamento de desenvolvimento de soluções e assistência metodológica.
Em Óleo & Gás, os pesquisadores da universidade terão acesso a projetos pioneiros da Cisco no Centro de Inovação, onde colaborarão em projetos inovadores.
No setor de Saúde, a colaboração será intensificada e busca melhorar o entendimento das necessidades da Telemedicina em panorama nacional. Estimular o diálogo, o financiamento e a adoção de novos processos também está entre os objetivos.
A parceria também inclui intercâmbio de experiências, visando a evolução do Centro de Práticas em Medicina da UFS, a participação remota de profissionais em eventos e um laboratório de testes com o ensino prático e simulações para estudantes na universidade, contando com as soluções do Centro de Inovação.
“O convênio entre a Cisco e a Universidade Federal de Sergipe reúne três aspectos importantes: é uma referência real de soluções de TI aplicadas com sucesso em várias áreas; abre uma porta de diálogo nacional sobre a adoção de novos processos organizacionais necessários à inovação; e, por fim, faz a ponte entre iniciativa privada e academia, estimulando o co-desenvolvimento de novas soluções relevantes e úteis para o mercado e para toda a sociedade”, exaltou Nina Lualdi, Diretora Sênior de Estratégia e Planejamento da Cisco Brasil.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…