Universidade Estácio de Sá integra sistemas para acelerar negócios

Author Photo
6:06 pm - 29 de dezembro de 2015

Com 500 mil alunos e 90 campi distribuídos em 48 municípios do Brasil, além dos polos de Ensino a Distância (EAD), o Grupo Estácio, uma das maiores organizações privadas de ensino superior do País, decidiu investir na integração de sistemas para ganhar mais agilidade nos negócios.

O Grupo Estácio implementou um projeto para aprimorar a integração entre o seu Sistema de Informação Acadêmica (SIA), os módulos financeiro-contábil da SAP e sua solução. O redesenho desse ambiente foi executado pela Softtek, provedora global de serviços de TI.

O desafio inicial era aprimorar o fluxo entre as informações geradas pelo SIA, que reúne todos os dados dos alunos, desde a grade de matérias até o controle de mensalidades e geração de boletos, e o sistema contábil e fiscal da instituição.

Além disso, o projeto considerou a revisão de todo o modelo fiscal da empresa, que englobava cerca de 32 processos. Hoje, a Estácio observa ganhos importantes na capacidade de gestão dos boletos, da geração até a emissão; mais precisão nas informações relacionadas ao recebimento fiscal e otimização do trabalho e processos, que se tornaram mais ágeis.

Para Jorge Santos, diretor de TI do Grupo Estácio, a iniciativa tem garantido mais robustez aos processos de conversão de notas fiscais, dados de faturamento e recebimento. “Evoluímos para um novo patamar com processos completamente automatizados, mais indicadores e menos planilhas, o que reflete positivamente na gestão dos negócios de toda a empresa”, reforça.

A emissão de boletos, que podem ser gerados de diversas formas, inclui os cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado e ensino técnico. Para proporcionar mais inteligência aos processos e extração de informações mais assertivas, o projeto ainda contou com um reforço de tecnologias de Business Intelligence (BI).

De acordo com Alexandre Mello, executivo de Negócios da Softtek Brasil, o entendimento das particularidades e complexidade dos processos da instituição de ensino demonstrados pelo time da Softtek Brasil, e o conhecimento da empresa mexicana nas peculiaridades do setor de Educação, foram fundamentais para a ampliação da parceria e resultaram na execução do segundo projeto.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.