Unità Educacional adota ambiente virtual de aprendizagem Canvas para expandir negócios

Há 17 anos atuando no mercado de educação, o Grupo Unità Educacional iniciou uma jornada de transformação do ensino com a aprendizagem a distância, e de expansão dos negócios por meio de franquias. Para dar sustento a esse novo rumo, a instituição buscou uma ferramenta tecnológica que acompanhasse seu crescimento de forma estruturada e com vantagens competitivas. Foi assim que, após pesquisar diversas opções do mercado nacional e internacional, Marcelo Veras, presidente do Grupo Unità, conheceu a plataforma educacional Canvas, da Instructure, Inc, companhia americana de tecnologia de software como serviço (SaaS).

A Unità Educacional detém quatro marcas: Proordem, que prepara estudantes e bacharéis em Direito para a prova da OAB e concursos públicos; Escola Superior de Direito (ESD) com vários cursos de pós-graduação Lato Sensu; Inova Business School, divisão de educação executiva com MBAs, Pós-Graduação entre outras opções; e o Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE), que trata da formação específica de professores. Hoje, o público da instituição está mais concentrado na região metropolitana de Campinas (SP), com sua unidade própria, além de outras dez cidades com unidades franqueadas. Porém, com a disponibilidade dos cursos online, esse leque populacional deve expandir para outras cidades.

O posicionamento da Unitá Educacional segue a tendência de crescimento dos cursos a distância no Brasil. Conforme dados da consultoria Educa Insights, em 2023, 51% dos estudantes em faculdades privadas estarão matriculados em cursos online. Em 2015, segundo o Ministério da Educação (MEC) apenas cerca de 20% dos universitários utilizavam essa modalidade.

Cursos on-line

A implementação da plataforma é feita aos poucos para oferecer aos estudantes da Unità a alternativa por cursos on-line e uma aprendizagem híbrida, que mescla aulas presenciais e à distância. O primeiro curso a distância foi disponibilizado em junho de 2016, como um teste de conhecimento da ferramenta.

“Comparo o nosso ‘antes’ e ‘depois’ do Canvas como a mudança do sinal analógico para o digital. O processo de adoção da plataforma foi extremamente simples. A experiência de aprendizagem no computador, tablet ou celular é exatamente a mesma quando estamos dentro da plataforma”, avalia Veras.

Até a adoção do Canvas, as aulas eram 100% presenciais. Atualmente, a direção do Grupo Unità Educacional realiza aulas inaugurais online com os coordenadores de cada curso, a fim de que os alunos tenham contato com os principais responsáveis e vivenciem a experiência das aulas a distância.

Em 2017, a instituição colocou os seus primeiros cursos on-line à venda – todos relacionados à divisão da escola de negócios, a Inova Business School. A expectativa é ter ao menos 20 cursos disponíveis ainda no primeiro semestre. Nos próximos meses, a Escola Superior de Direito, que conta com cerca de 1,5 mil alunos na sua unidade própria e mais 2.000 nas franqueadas, também passará a contar com aulas on-line, além das presenciais. “Os alunos que ingressarem nesse ano terão mais esse benefício”, diz Veras, ressaltando que os investimentos realizados na ferramenta Canvas não foram repassados aos estudantes.

Com relação aos veteranos, a escola segue apresentando a novidade para que eles aprendam a lidar com as novas possibilidades de interação com os professores e os conteúdos dos cursos. Os alunos que experimentam a aprendizagem online percebem a interface amigável e acabam contando para os demais, o que colabora para popularizar o uso da tecnologia na instituição.

“Eu no Canvas”

Para auxiliar os professores a usufruírem da plataforma educacional, o Grupo Unità criou dentro do próprio Canvas o curso “Eu no Canvas” cujo objetivo é ensinar os educadores a disponibilizarem conteúdos e a interagirem com os estudantes. São vários módulos com diferentes instruções que explicam, por exemplo, como fazer uma aula inaugural em vídeo dentro da plataforma.

Plataforma educacional

O ambiente virtual de aprendizagem Canvas chegou ao Brasil no final de 2015 e desde então tem experimentado um crescimento exponencial em toda a América Latina. A plataforma, baseada na nuvem, tem o diferencial de ser um software aberto, permitindo que diversos aplicativos e programas educacionais criados por outras empresas sejam integrados.

“O Canvas oferece tudo o que a instituição e o professor precisam num mesmo espaço. A plataforma favorece o compartilhamento de conteúdos, com a opção de vídeos para agilizar a comunicação entre professores e estudantes, além de disponibilizar a programação das aulas, notas, e possibilitar a avaliação e o engajamento dos alunos com as atividades propostas”, explica Lars Janér, diretor para a América Latina da Instructure.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago