Unimed-BH adota Qlik para gerenciar informações

Com 50% do market share dos usuários de plano de saúde em sua área de abrangência, a Unimed Belo Horizonte começou a se deparar com o desafio de gerenciar um volume expressivo de informações em seu banco de dados.

Essas informações incluem dados de três hospitais, uma maternidade, centros de promoção à saúde e diagnóstico, além de prestadores de saúde credenciados, utilizados por 1,2 milhão de clientes da rede.

Em 2012, a Unimed-BH decidiu demonstrar essas informações por meio de ferramentas que possibilitassem maior flexibilidade no cruzamento das bases de dados existentes e que pudessem dar ao usuário maior autonomia no uso dessa informação. Com uma plataforma de BI, a organização passou a contar também com uma ferramenta que disponibilizasse esses dados também em dispositivos móveis.

No ano seguinte, os usuários passaram a demandar maior agilidade na resposta da solução de BI, possibilidade de acesso via mobile, rapidez na disponibilização da informação e uma experiência de uso mais agradável.

Em 2013, portanto, iniciou-se o processo de avaliação de ferramentas de self-service BI para aprimorar esse trabalho. Em maio, a Cooperativa, após uma série de avaliações técnicas e provas de conceito, optou pela adoção do Qlikview, implementada por meio da Aditi, canal de vendas da Toccato.

O projeto teve início com a implementação das primeiras quatro visões de análise com dados de custo prévio, carteira de clientes, cooperados e intercâmbio. Em oito meses, foram realizadas a avaliação da solução, aquisição de hardware e software, treinamento da equipe, implantação dos ambientes de homologação e produção, definição de melhores práticas e desenvolvimento e implantação das visões.

“A equipe envolvida nesse processo foi formada por um consultor e um desenvolvedor Qlikview e quatro pessoas da área de negócio. Até o final do projeto, já tínhamos 60 usuários na ferramenta. No final de 2013, eram 80 usuários”, conta Carlos Roberto Katayama, superintendente de TI da Unimed-BH.

Resultados
A Cooperativa cita rapidez na entrega, democratização da informação e melhoria na assistência ao cliente como os principais resultados alcançados com a solução de visualização de dados da Qlik.

“Atualmente, cerca de 400 colaboradores utilizam a ferramenta nas diversas áreas de negócio da Unimed-BH e temos aproximadamente 70 visões de análise implementadas. O Qlikview possibilitou a democratização da informação por meio do acesso rápido e fácil, viabilizando a otimização de processos internos e melhorias na assistência, a partir do monitoramento do comportamento do cliente em relação aos eventos assistenciais. Isso tem nos permitido direcionar ações a cada perfil assistencial”, afirma Katayama.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago