União Europeia tem novo projeto de lei sobre privacidade de dados

Author Photo
2:40 pm - 11 de março de 2015

Usuários europeus de sites e serviços como Twitter, Google e Facebook terão de autorizar explicitamente o uso de seus dados pessoais por essas empresas de tecnologia se um novo projeto de lei for aprovado pela União Europeia (EU) . A proposta, que está sendo debatida pelas autoridades, pretende discutir e unificar as leis já existentes sobre privacidade de dados nos países europeus.

O acordo Safe Harbour (Porto Seguro, em inglês) assinado em 2000 entre Bruxelas e Washington, que estabelece normas de autorregulação para as empresas da UE e dos Estados Unidos, também está sendo reconsiderado. Governos como o da França e o da Alemanha pedem normas mais estritas para a proteção de dados dos consumidores.

Essa é uma segunda medida que coloca as empresas de tecnologia, especialmente as norte-americanas, em maus lençóis. A fim de intensificar o combate ao terrorismo, a China também está preparando novas regras que podem exigir dessas empresas acesso a seus sistemas, como chaves de criptografia e revelação de backdoors, como condição para a compra de produtos e serviços por órgãos do governo chinês. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.