Para atender à crescente demanda por serviços de cloud, a Under, empresa de serviços de data center focada na oferta de servidores e serviços corporativos, decidiu expandir suas operações para o Rio de Janeiro.
A empresa já contava com um Datacenter Tier 3 em São Paulo, com infraestrutura redundante em arquitetura N+1 em todos os aspectos: alimentação, geração e banco de energia, refrigeração e extinção de incêndio, capaz de atender mais de 10 mil clientes.
Para o Rio de Janeiro, a infraestrutura implementada possui as mesmas características do equipamento de São Paulo, e com capacidade para atender cerca de mil clientes.
No novo empreendimento, a Under necessitava de uma plataforma robusta e escalável para facilitar a conectividade entre seus data centers e contar com uma construção rápida de novas instalações. A troca de dados dos equipamentos também precisava proporcionar alto nível de flexibilidade, confiabilidade, escalabilidade e segurança.
Após um longo período de pesquisa, a empresa escolheu a arquitetura Virtual Chassis Fabric da Juniper Networks e seus roteadores, switches, soluções de segurança e automação, que atenderam as exigências do projeto. A arquitetura da solução permite que até 20 switches interconectados operem como um Data Center Fabric de baixa latência e alto desempenho e que seja gerenciado como um único dispositivo.
Utilizando interfaces abertas, os switches da Juniper também oferecem suporte a arquiteturas de malha adicional, como projetos baseados em Camada 3, Spine e Leaf.
“Decidimos pelos equipamentos da Juniper por ser um parceiro com atualizações tecnológicas constantes, diferente do que tínhamos anteriormente”, diz Cristian Aires, diretor operacional da Under.
Em São Paulo, o core da rede no datacenter foi substituído, assim como os topos de rack dos servidores críticos para a entrega de alta disponibilidade com agregação de portas de todos os equipamentos dos racks, usando Virtual Chassi.
Já no Rio de Janeiro, a rede foi inicialmente implementada com todos os equipamentos Juniper switches da linha QFX, roteadores de borda MX e topo de rack com switches da Série EX da Juniper. Adicionalmente, foram integrados com firewall da Série SRX de alta disponibilidade no datacenter que irá proteger o ambiente e filtrar as redes internas e de clientes.
Com a finalização do projeto, que teve um período de seis meses de duração e integração da empresa parceira WZTech, a Under pôde elevar a computação em nuvem para um novo patamar. Com a nova conexão entre os data centers, a empresa melhorou sua confiabilidade conduzindo o crescimento de seu negócio de forma rentável.
“Os investimentos iniciais em equipamentos foram de R$ 500 mil e estamos planejando mais R$ 4 milhões nos próximos três anos. Em breve, iniciaremos um segundo datacenter na região de São Paulo, interconectado em anel de 10 Gbps, na qual a Juniper Networks deve ser incluída”, completa Aires.