UFG é a primeira universidade na A. Latina a receber programa de IA da Nvidia

A Nvidia e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA-UFG), firmaram parceria para avançar o desenvolvimento da inteligência artificial na indústria e no meio acadêmico. Resultado dessa aproximação fez da CEIA-UFG a primeira na América Latina a receber o programa Nvidia AI Nation.

Segundo a Nvidia, o programa em colaboração visa apoiar pesquisadores locais, comunidades de desenvolvedores e empreendedores de Inteligência Artificial para entender como a computação acelerada por GPU pode ajudá-los a treinar, implantar e incorporar modelos de IA da nuvem.

A proposta também inclui identificar oportunidades para suportar as iniciativas de assistência humanitária, resposta a desastres e ação climática do Brasil, como previsão e resposta a desastres naturais, reconhecendo a urgência de monitorar e mitigar o impacto das mudanças climáticas nas cidades, recursos naturais, infraestrutura e economia.

Leia também: Salesforce entra no mercado de crédito de carbono e anuncia ‘CRM em tempo real’

“Estabelecer esta parceria inédita com a NVIDIA é um passo muito importante para colocar o Brasil em uma posição competitiva na corrida global promovida pelos avanços em Inteligência Artificial. Para nós do CEIA, esta parceria é um reconhecimento muito importante do trabalho realizado ao longo dos anos que nos coloca em igualdade de condições com movimentos em outros países”, afirma Telma Soares, Diretora executiva do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás.

O AI Nation da Nvidia combina a plataforma de computação acelerada por GPU da empresa com programas de governos e instituições que suportam ecossistemas de IA e capacitação. Na prática, segundo a Nvidia, o programa se aplica nos setores público e privado, capacitando cidadãos, cientistas de dados, pesquisadores, líderes empresariais, empreendedores e estudantes.

“O programa AI Nation é um importante passo para a NVIDIA se conectar com os governos e políticas públicas para aprimorar a vida de cidadãos do Brasil e de todo o mundo. A computação acelerada, IA e soluções direcionadas para áreas como transporte, saúde, segurança e cidades inteligentes têm muito a acrescentar na sociedade”, afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise na Nvidia na América Latina. “O programa coloca o mercado brasileiro em pé de igualdade com as grandes potências tecnológicas do mundo.”

Para desenvolver o AI Nation, a Nvidia também conta com parcerias no mundo corporativo. Cisco, Google, IBM, Lenovo, Dell, Azure, HP e AWS são algumas das empresas parceiras.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago