Uber não receberá nova licença de funcionamento em Londres

Author Photo
10:00 am - 26 de novembro de 2019

A autorização de transporte para os motoristas que utilizam o aplicativo da Uber em Londres pode estar com os quilômetros contatos. De acordo com as informações da BBC, o Transport for London (TfL) , órgão que controla o trânsito da cidade, não irá renovar a concessão para a companhia, que foi proibida de operar na cidade de 2017 e precisava das permissões para continuar funcionando. 

A empresa de transporte americana não deve receber uma nova licença por “repetidas falhas de segurança”, informou um porta voz do TfL à BBC. Segundo informações, a startup de transporte por aplicativo não estaria adequada a receber mais uma licença, apesar de ter feito mudanças de segurança em sua plataforma. Com isso, a empresa deve recorrer à justiça para que consiga continuar operando durante esse processo.  

Conflitos regionais

Como explica a BBC, Londres é uma das cinco cidades onde há maior número de motoristas cadastrados, com cerca de 45 mil, além de cerca de 126 mil veículos licenciados pela empresa na capital inglesa.  

“Sei que essa decisão pode ser impopular entre os usuários do Uber, mas a segurança deles é a principal preocupação. Os regulamentos existem para manter os londrinos seguros”, diz Sadiq Khan, prefeito da cidade.  

Já Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, acredita que a decisão do Tfl está errada. “Entendemos que a nossa barra de excelência precisa estar alta, como está. Mas essa decisão do TfL é errada. Nos últimos 2 anos, mudamos fundamentalmente a maneira como operamos em Londres. Chegamos muito longe – e vamos continuar, para os milhões de pilotos e passageiros que confiam em nós”, disse o executivo em sua conta do Twitter.  

A relação da Uber dentro da Europa sempre foi mais complicada. A empresa também foi proibida de operar na Dinamarca, pós a institucionalização de uma lei de táxi que exigiam que os motoristas tivessem, obrigatoriamente medidores de tarifa nos carros. Já na Hungria e na Bulgária, a empresa foi obrigada a cancelar suas operações após pressão feita por taxistas e sindicatos de táxi locais.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.