O serviço de caronas remuneradas Uber, fundado em São Francisco e avaliado em US$ 12 bilhões, iniciou oficialmente as suas atividades no Brasil pouco antes da Copa do Mundo.
O Uber permite que motoristas independentes ofereçam serviços de transporte de carros de passeio a usuários comuns. Por meio do App, qualquer pessoa pode localizar um usuário que necessite de transporte nas suas proximidades e oferecê-lo em troca de pagamento. Além disso ele tem uma frota de carros executivos, com motoristas particulares.
Então, é justo dizer que o Uber não é um aplicativo de táxi como o Easy Taxi ou 99Taxi, mas certamente disputa parte do mesmo mercado.
Bom, a novidade é que a Uber anunciou ontem sua estratégia de APIs abertas. E mais, já conta com 11 parceiros estratégicos plugados nas APIs.
O objetivo da disponibilização da API é aumentar o alcance da oferta da Uber e conectá-la com potenciais novos usuários. Para a Uber e seus parceiros, o uso da API por Apps de terceiros busca trazer simplicidade e oferecer uma experiência integrada end-to-end para os clientes ou viajantes.
Dentre os primeiros 11 parceiros estão nomes de peso nos EUA como Hyatt Hotels & Resorts, OpenTable, Starbucks, TripAdvisor e United Airlines.
Os cenários de uso são super interessantes e práticos. Através da API, qualquer App será capaz de, a partir de um endereço de partida e outro de destino, verificar a disponibilidade de carros nas redondezas, saber o preço aproximado do trajeto e, em alguns casos, até chamar um carro.
Exemplificando: Usuários hospedados no Hyatt, poderão chamar um taxi para levá-los até lá. Da mesma forma, se tiverem feito uma reserva em um restaurante usando o app OpenTable (muito famoso nos EUA), poderão solicitar um carro para a hora desejada. Se o usuário for voar com a United, conseguirá também interagir com o Uber sem precisar deixar o App da United, assim, depois de pedir o carro, ele poderá já fazer o checkin mobile! Sensacional, não?
O portal para developers, muito bonito e recheado de documentação, pode ser acessado em https://developer.uber.com.
Essa estratégia cabe perfeitamente para os players nacionais – Easy Taxi e 99Taxi, em especial – inclusive como forma de diferenciar-se da concorrência. A velocidade contará muito nesse caso!
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…