Notícias

Tribunal de Contas do RS adota plataforma de comunicação unificada Cisco

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) renovou toda sua estrutura de telefonia em um projeto conduzido pela InfraTI. O trabalho substituiu a plataforma antiga, baseada em PABX com mais de 20 anos de uso, que não oferecia possibilidade de expansão e apresentava dificuldade de manutenção, devido à falta de peças para reposição no mercado, por um sistema de comunicações unificadas baseado em IP.

A iniciativa englobou a aquisição da plataforma de Comunicações Unificadas Cisco Call Manager e do Cisco Contact Center Express, para Help Desk, além dos sistemas de vídeo Codec SX10 e SX20, que foram integrados ao Call Manager.

Os equipamentos foram instalados na matriz do TCE-RS, em Porto Alegre, e também em suas nove regionais espalhadas pelo Rio Grande do Sul. A plataforma inclui cerca de 600 ramais de telefone, com capacidade de expansão para até 2,5 mil ramais.

Ricardo Menna Barreto, coordenador do serviço de redes e logística de informática do órgão, afirma que a larga capacidade de expansão traz tranquilidade quanto ao investimento realizado.

“Sabemos que a solução poderá se adaptar a novas realidades que possam se apresentar no futuro. Considerando-se que a solução atual está bem dimensionada, não existe necessidade de o Tribunal expandi-la no curto e no médio prazo”, salienta.

Além dos ramais, houve aquisição de ferramentas de mensageria interna, 12 salas de videoconferência, 4 aparelhos IP com vídeo integrado que permitem entrar em uma videoconferência por meio de ramal interno, além do sistema de Help Desk que expande em muito o suporte prestado pelo Tribunal a seus usuários internos e externos.

Antes, o serviço se limitava à configuração de um grupo, redirecionando a chamada para um ramal livre dentre os integrantes da equipe de suporte. A soluçãoCisco garante organização de fila de atendimento, disponibilizando as chamadas para os atendentes que estiverem disponíveis, além de passar todos registros de chamadas para o tribunal , gerando relatórios detalhados que dão controle à administração sobre dados como o tempo médio de atendimento, número de posições disponíveis, entre outros.

A nova plataforma é toda baseada em software, o que garante capacidade de atualização constante. O TCE-RS não fica mais atrelado às limitações de equipamentos físicos.

Ganhos

Além de muito mais produtividade, já que as soluções melhoraram as comunicações do TCE-RS, o Tribunal também obteve economia, pois agora todas as ligações são feitas de ramal para ramal, sem custo nenhum. Antes, a comunicação entre as regionais e a matriz exigiam a realização de interurbanos, elevando os gastos com telefonia.

Menna Barreto afirma que a diminuição de custo também se dará pela redução das viagens entre as dez sedes da instituição e devido ao roteamento inteligente das chamadas, que serão direcionadas para o tronco que possuir o menor custo com a operadora.

O coordenador ressalta outros benefícios. “Podemos citar a possibilidade de expansão da plataforma, atualização tecnológica, solução corporativa de Instant Messenger, possibilidade de realizar reuniões via rede de computadores e treinamentos sem o deslocamento de pessoas das unidades localizadas no interior do estado, além de poder utilizar o ramal telefônico remotamente, entre outros”, comenta ele.

Além de implantar as soluções de Comunicações Unificadas, a InfraTI também trocou a rede LAN de todas as 9 regionais do TCE-RS, em um projeto tocado em parceria com a PROCERGS – Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul, que fornece os links de Telecom para o Tribunal.

Este projeto foi preparado em uma fase anterior à migração do sistema de telefonia, quando foi realizada a segmentação lógica da rede em VLANs, instalação de roteadores com suporte a VoIP e uma solução de aceleração em links de longa distância. “Outro melhoramento associado foi a instalação de diversos switches de rede com suporte a PoE, possibilitando a instalação de telefones com alimentação elétrica pelo cabo de rede”, detalha Menna Barreto.

Este não é o primeiro projeto feito pela InfraTI para o TCE-RS. O Tribunal é cliente da companhia desde 2010, quando a empresa venceu a primeira licitação para atendimento do órgão. De lá para cá, foram diversos trabalhos nas áreas de rede, wireless, entre outras.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago