As redes sociais se estabeleceram como canais de compra para os consumidores. O Instagram é o preferido por quem usa essas plataformas para buscar produtos (dizem 62%), seguido por Facebook (61%), Google Shopping (61%) e WhatsApp (37%). E para fechar a compra a maioria recorre ao Google Shopping (53%) e ao Instagram (50%), seguido pelo Facebook (43%).
É o que revela uma pesquisa realizada pela All iN | Social Miner feita em parceria com a Etus e a Opinion Box. Foram ouvidos 1125 brasileiros entre 2 e 7 de junho de 2021
O levantamento mostra que 37% visitam lojas digitais pelo menos uma vez por mês, e 23% o fazem semanalmente. Dos 86% que têm o costume de consumir online, 74% o ainda o fazem por sites e aplicativos, 18% lojas físicas e 8% redes sociais, ou seja, embora crescente, o chamado social commerce ainda é minoritário.
Apesar disso boa parte recorre às redes sociais para pesquisar itens de desejo (76%), ter acesso a avaliação de outros clientes (56%) e comparar preços (54%). Clientes das classes A e B são os que mais se interessam pela experiência de compra de outras pessoas (75%), enquanto entre o público de classe C, D e E a porcentagem fica em 65%.
“Quem está pesquisando quer saber a opinião de quem já comprou para ter certeza se o produto é de boa qualidade, se o tempo de entrega, preço e atendimento valem à pena, bem como se a compra é segura”, diz em comunicado André Patrocínio, CEO da Etus. “Por isso é fundamental garantir um bom atendimento nas redes sociais, e também no site e aplicativo.”
Razões sociais
Entre as razões que levam a escolher comprar nas redes sociais estão preço (38%), rapidez (34%), acesso a mais informações sobre os produtos (34%), facilidade para pesquisar (31%), praticidade (30%) e a possibilidade de encontrar pequenos e médios lojistas (29%).
O estudo também descobriu que 75% dos consumidores têm o hábito de avaliar lojas e marcas das quais compram; 62% fazem isso nos sites das lojas/marcas, 35% em sites como o Reclame Aqui e 34% nas redes sociais da marca, ou em suas próprias redes sociais (26%)
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