Três dicas fundamentais para melhorar o seu videoatendimento

Por Renato Batista, presidente da NetGlobe

O atendimento ao cliente tornou-se uma das principais preocupações das empresas na era digital. Os canais de comunicação estão cada vez mais abertos e ter um bom atendimento pode ser o diferencial da sua marca. Por isso, as empresas buscam novas soluções que as aproximem do seu consumidor – seja estar presente e ter um SAC nas redes sociais, canais exclusivos de atendimento a clientes premium ou mesmo ir em direção a uma comunicação direta, cara-a-cara com o cliente. Os robôs de atendimento podem ajudar muito neste processo, mas há aqueles momentos em que o cliente quer mesmo é ver com quem está falando.

Para facilitar esta exigência, o atendimento ao cliente por vídeo está cada vez mais comum. Seja na área de saúde, para seguradoras, bancos e até mesmo companhias aéreas, possibilitar um contato próximo com o cliente pode ser o “pulo do gato”. Mas não é simplesmente adotar a tecnologia e pronto. Seguem algumas dicas para fazer o seu atendimento por vídeo realmente diferenciado:

  • Humanize o atendimento – quando se está frente-a-frente com um cliente, ainda que hajam padrões de atendimento a serem seguidos, é importante ter jogo de cintura e simpatia. Os roteiros de atendimento podem ser um bom guia, mas sair deles e estabelecer realmente um diálogo empático com o consumidor é fundamental.

 

  • O ambiente importa – ninguém mais quer ouvir a voz do atendente ao lado quando liga para um atendimento ao cliente. Com vídeo, então, é necessário tomar mais cuidado. Mostrar um ambiente neutro e organizado para o seu cliente dá mais valor à sua empresa.

 

  • Tenha opções de acesso para o cliente – a possibilidade de resolver um problema sem ter que sentar à frente de um computador ou estar em frente a um totem é muito importante. Hoje já existem plataformas de videoatendimento em nuvem, que permitem acesso a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet.
Pode parecer simples, mas adotar uma nova forma de atendimento requer treinamento e, neste caso, muita atenção aos detalhes. Afinal, aproximar-se do cliente é fundamental, mas é uma via de mão dupla – com o videoatendimento, o cliente verá sua empresa refletida na experiência dele.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago