Apesar de ainda ser
reconhecido por profissionais atuantes na área há dez anos, o papel do
profissional de TI mudou. À medida que as funções de TI tradicionais e
baseadas em silos (como administradores de rede, armazenamento,
sistemas, bancos de dados e outros) assumem novas responsabilidades, os
profissionais de TI não podem mais ser meros especialistas. A capacidade
de aprender rapidamente novos conceitos e habilidades de TI continua
sendo mais importante do que ser especialista em qualquer tecnologia
específica. Agora, espera-se que os profissionais de TI implementem
novas tecnologias e tendências (como contêineres, arquiteturas sem
servidor e IoT), enquanto trabalham com provedores de serviço da nuvem e
atuam como contatos para líderes empresariais. Além de tudo isso, os
profissionais de TI ainda gerenciam tecnologias e infraestruturas
tradicionais, como servidores locais, redes, bancos de dados e
virtualização que, mesmo com todas essas mudanças, ainda têm o seu
lugar.
Isso sem falar das
evoluções contínuas em segurança, com a constante ameaça de ataques e
violações de dados. Atualmente, os profissionais de TI devem redobrar a
atenção, já que tudo (desde redes locais a provedores de nuvem) pode ser
explorado quando os protocolos de segurança não estão funcionando
corretamente.
Por causa disso, os
profissionais de TI modernos devem ter uma noção de todas as suas redes e
sistemas, seja no local ou na nuvem, além de compreensão integral da
pilha de aplicativos, a fim de tomar decisões rápidas e bem-informadas
para garantir o desempenho ideal.
Veja a seguir os principais fatores para se tornar um profissional de TI bem-sucedido:
1 – Evolução constante
À
medida que o DevOps se integra à empresa, trazendo com ele mudanças de
cultura, habilidades e fluxo de trabalho, cabe aos profissionais de TI
acompanhar essa tendência. A colaboração é o elemento central de uma
cultura e mentalidade de DevOps bem-sucedida, e como o objetivo final é
fornecer ao usuário final o melhor desempenho em aplicativos, a
abordagem de silos não funciona. Em outras palavras, não há mais uma
equipe de banco de dados. Não há mais uma equipe de rede. Não há mais
uma equipe de armazenamento. Temos somente a equipe de TI que, no fim
das contas, é a responsável pelo desempenho dos aplicativos – essa é a
parte complicada para qualquer empresa moderna. Isso exige
transparência, visibilidade, um conjunto consistente de ferramentas de
monitoramento e trabalho em equipe. Dividir silos entre equipes
tradicionais de data center e alinhá-los a metas de desempenho de
usuários finais ajudará as organizações a se prepararem para integrar e
gerenciar equipes de desenvolvimento e operações durante o processo.
Apesar de o DevOps
não ser mais algo tão recente, sua adoção ainda não é certa para a
maioria. Além da adoção continuada de uma cultura de DevOps, a
introdução de novas tecnologias baseadas em máquinas exigirá que os
profissionais de TI continuem se concentrando em desenvolver novos
conjuntos de habilidades e certificações para operar e gerenciar data
centers de última geração. Os profissionais de TI modernos devem
determinar não só qual equipe ou administrador precisará ser responsável
pela implantação e manutenção dessa tecnologia, mas também que padrões
de monitoramento devem ser aplicados, quais protocolos de segurança
devem ser seguidos e assim por diante.
Para a empresa, o
mais importante é que os aplicativos funcionem bem o tempo todo, pois
cada uma delas, bem como seus componentes, depende dos aplicativos.
Quando há uma queda no desempenho do aplicativo ou uma interrupção, a
empresa se atrasa ou para de operar totalmente. O profissional de TI
moderno deve ser capaz de escolher tecnologias que realmente melhorem os
negócios e adotá-las completamente com as habilidades adequadas quando
atingirem o nível adequado de maturidade.
2 – Segurança nunca é demais
As ameaças de
segurança cibernética e seus resultados mais comuns, as violações de
dados, devem ser sempre uma prioridade para o profissional de TI. A cada
ano que passa, a ameaça de violações corporativas só faz aumentar, e
essas grandes perdas de dados das empresas acabam virando notícia. Pode
parecer um conselho batido, mas é essencial tomar todas as precauções e
medidas de segurança disponíveis. Além do mais, os dados das
organizações nunca foram tão valiosos quanto agora.
Como resultado,
muitos especialistas em segurança preveem aumentos exponenciais no
volume, na gravidade e na visibilidade das violações de dados,
particularmente para grandes corporações, a partir de 2017. A menos que
algo mude.
Parte dessa
transformação exige que a segurança seja realmente responsabilidade de
todos. Isso não quer dizer que a empresa não deve contratar
especialistas em segurança, mas que cada profissional de TI deve se
responsabilizar por garantir a segurança dos dados e da infraestrutura
da organização e tornar isso uma prioridade.
3 – Aceitar a TI híbrida como a nova realidade
A TI híbrida— a manutenção de alguns aplicativos e infraestruturas no local ao aproveitar serviços baseados em nuvem para outros —está
em constante evolução. Para a maioria das empresas, ela já uma
realidade que não pode mais ser evitada, como há alguns anos. Na
verdade, de acordo com o Relatório de tendências em TI da SolarWinds para 2016,
98% dos profissionais de TI brasileiros disseram que adotar tecnologias
de nuvem é importante para o sucesso de suas organizações, mas 64%
afirmaram que é improvável que toda a infraestrutura das organizações
seja migrada para a nuvem.
Os profissionais de
TI devem aceitar e se preparar para o sucesso nesta nova realidade. Isso
começa ao estabelecer o foco no usuário final e na orientação para
serviços. O objetivo principal da TI moderna é oferecer uma qualidade de
serviço superior aos usuários finais, a fim de garantir a produtividade
dos negócios. Com esse propósito, a minimização dos atritos entre silos
departamentais acelera atualizações, mudanças e implantações, bem como o
tempo de resolução de problemas, o que proporciona uma experiência
melhor ao usuário final.
Em seguida, se faz
necessário otimizar a visibilidade e ter uma fonte única da verdade em
todo o ambiente de TI, incluindo tanto elementos locais quanto os da
nuvem. A normalização de métricas, alertas e outros dados coletados de
aplicativos e de cargas de trabalho, independentemente do local,
permitirá uma abordagem mais eficaz para a correção, solução de
problemas e otimização.
Em terceiro lugar,
aplicar o monitoramento como disciplina. No mundo da TI híbrida, repleto
de novas complexidades, o monitoramento não pode mais ser algo
secundário. Ao estabelecer o monitoramento como uma função de TI
essencial (ou, em outras palavras, o monitoramento como uma disciplina),
as organizações podem se beneficiar de uma estratégia de TI preventiva,
ao mesmo tempo em que aperfeiçoam o desempenho, os custos e a segurança
da infraestrutura.
Por fim, enfatizar o
desenvolvimento ou o aprimoramento de competências e conhecimentos
técnicos fundamentais. Para serem bem-sucedidos no mundo da TI híbrida,
os profissionais de TI da atualidade precisam ir além dos papéis
tradicionais e se tornar especialistas em múltiplas áreas, transitando
por diversos domínios. As mais importantes competências e conhecimentos
que os profissionais de TI precisam desenvolver ou aprimorar para serem
bem-sucedidos no gerenciamento de ambientes de TI híbrida incluem:
arquiteturas orientadas a serviços, automação, gerenciamento de
fornecedores, migração de aplicativos, arquiteturas distribuídas,
ferramentas e métricas de gerenciamento e monitoramento de TI híbrida e
API.
(*) Leon Adato é gerente técnico da SolarWinds
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