Transformação digital vai muito além da tecnologia

Durante o IT Forum 2018 tema veio à tona. Odontroprev mostrou como tem aplicado o conceito na prática

Author Photo
9:02 am - 02 de maio de 2018
Marcelo Galvão, CIO da Odontroprev

Apesar de mais difundida, a transformação digital ainda causa dúvidas nos executivos. Segundo o estudo Antes da TI, a Estratégia, realizado pela IT Mídia em 2018, este é um tema que ainda demanda mais conhecimento para que se façam investimentos significativos em 42,7% das maiores empresas do País.

O tema, discutido no painel Trend Talks – Transformando Gigantes em digitais no IT Forum 2018, que aconteceu de 27 de abril a 1º de maio, reuniu Marcelo Galvão (foto), CIO da Odontoprev, e Sergio Lozinsky, sócio-fundador da Lozinsky Consultoria.

Segundo Lozinsky, o significado desse conceito não é unanimidade. Assim, a interpretação sobre o que é preciso fazer para ser digital pode causar prejuízos. Outro ponto importante diz respeito à arquitetura de sistemas existente, pois a dificuldade de implementação dos projetos digitais depende do que já existe instalado.

Transformação na prática

Para Galvão, transformação digital é mais abrangente do que automação de processos e adoção de novas tecnologias. Envolve uma mudança no modelo de trabalho e mesmo na cultura da empresa. O executivo destacou os principais momentos do projeto da Odontoprev, maior operadora de planos odontológicos da América Latina:

Objetivos

Os primeiros projetos tiveram como objetivo incrementar as vendas e o relacionamento com parceiros por meio de canais digitais. Os indicadores do processo, para todos os colaboradores, estavam diretamente ligados ao sucesso em vendas.

Esteiras digitais

A partir da parceria com a área de marketing, a TI criou “Esteiras Digitais”, formadas por equipes multidisciplinares apartadas das equipes existentes. Essas equipes empregaram metodologias Ágeis e Design Thinking para desenvolver protótipos e projetos em curto espaço de tempo, de forma altamente integrada e focada em objetivos comuns.

Pós-projeto

Após o projeto atingir os resultados esperados, sai da esteira digital e volta para as “esteiras comuns” da empresa. Os funcionários que foram alocados na “Esteira Digital” também voltam, agora responsáveis pelos produtos que criaram, o que garante a continuidade do projeto.

Resultados

Esse projeto possibilitou que MVPs fossem criados em curto espaço de tempo, testados no mercado e os resultados rapidamente alimentassem ajustes e mudanças nas próximas fases. Assim, as soluções estão sendo entregues de forma muito mais rápida que na esteira normal, e com ótimos resultados focados em indicadores de negócio.

Pontos de atenção

O executivo alertou para o fato de que existem alguns desafios na integração, desde a preparação dos colaboradores para atividades multidisciplinares (como visita a clientes), até questões ligadas ao retorno deles para suas antigas equipes. Tais pontos devem ser muito bem planejados para garantir o sucesso e perenidade dos projetos. Mais do que a simples adoção de tecnologias, foi a integração das áreas em uma nova forma de trabalhar que garantiu os bons resultados atingidos, afirmou ele.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.