Notícias

Transformação Digital: O que diferencia os líderes dos retardatários?

A corrida pela Transformação Digital está bastante acirrada. É o que mostra o estudo: ‘Operacionalização da Transformação Digital: Novos Insights para Fazer a Transformação Digital Funcionar’, da Harvard Business Review Analytics Services (HBR-AS).

Entre os 335 entrevistados em uma grande variedade de setores em todo o mundo, metade diz que estará atrasada ​​em relação a seus concorrentes se não conseguir fazer um melhor trabalho de interconexão digital das várias partes de seus negócios.

A boa notícia é que 43% das empresas pesquisadas disseram estar
conseguindo resultados positivos de seus investimentos em transformação
digital, especialmente aquelas que usam a tecnologia digital em todos os
níveis das operações, desde as cadeias de suprimentos e redes de
distribuição até as atividades de Compliance e Analytics.

As líderes superam consideravelmente os outros dois grupos no desempenho de negócio, com 73% relatando maiores receitas, contra 20% dos seguidores e 12% dos retardatários. Da mesma forma, 68% dos líderes relatam maior lucratividade, contra 25% dos seguidores e 14% dos retardatários.

Essas líderes da Transformação Digital são mais rápidos na adoção de novas tecnologias e gastam mais nelas, e são mais propensas a procurar e contratar trabalhadores com as habilidades para tirar proveito da tecnologia. E adotam mais facilmente uma estrutura organizacional aberta na qual os
dados são amplamente compartilhados Não só internamente, mas também com
parceiros externos.

Além disso, usam a tecnologia digital, não apenas na linha de frente, para se aproximar clientes, mas também nos bastidores para integrar mais estreitamente cadeias de suprimentos e redes de distribuição, e para melhorar as operações.

“De certa forma, é lógico que muitas organizações tenham começado sua transformação digital pelos pontos de atendimento ao cliente, sendo impulsionados pela demanda do consumidor. No entanto, as organizações líderes sabem que as funções do back office (por exemplo, operações gerais, cadeia de suprimentos e distribuição) são igualmente fundamentais para a operação da transformação digital”, comenta Alex Clemente, diretor-gerente da HBR-AS.

Infelizmente, tornar-se uma organização verdadeiramente digital permanece para muitas empresas um objetivo distante. Quase 40% dos entrevistados dizem que seu negócio principal está em risco de ruptura digital

A grande maioria dos entrevistados (81%) diz que planeja impulsionar seus gastos em tecnologia nos próximos dois anos, como parte da luta para permanecer competitivo.

Os sistemas legados, operações fragmentadas/sistemas de informação e restrições orçamentárias são os três principais desafios que as organizações enfrentam ao alavancar recursos digitais para melhorar as operações.

De acordo com os entrevistados, as principais habilidades exigidas pelo foco maior no negócio digital incluem:
• Uma capacidade de adaptação à mudança (citada por 79% dos entrevistados)
• Capacidade de comunicar e colaborar (62%)
• Uma orientação focada no cliente (61%)
• Aptidão analítica (47%)

“É uma estratégia de negócios que precisa levar à transformação digital, não o contrário”, diz Greg Hendrick, Presidente de Property & Casualty da XL Catlin. “Estudos como este nos ajudarão a obter informações e olhar para a frente, para que possamos ajudar nossos clientes a enfrentar esses riscos para alcançar todos os benefícios da transformação digital ao longo de toda a operação”, completou.

Os 335 entrevistados representam empresas das América do Norte (31%); Ásia-Pacífico (27%); Europa (23%); América do Sul (9%); África (7%); e outras regiões (2%).

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago