Totvs adota servidores Cisco para impulsionar ofertas de cloud

Author Photo
3:44 pm - 24 de julho de 2017
Servidores

De olho no movimento acelerado de migração do mercado de software à oferta em nuvem, a Totvs redesenhou suas soluções e estabeleceu uma forte estratégia baseada em cloud. Para levar esse modelo de contratação por assinatura ao mercado, a companhia desenvolveu o Totvs Intera, servindo de base para que a empresa passasse a prover serviços de nuvem híbrida a partir do data center próprio e da infraestrutura contratada junto aos provedores de nuvem pública.

Para suportar a infraestrutura de cloud e um volume intenso de dados e transações gerados pelos clientes que rapidamente aderiram ao modelo de assinatura de software, a fabricante de software para gestão de negócios apostou na plataforma apoiada em servidores Cisco UCS. Com isso, o ambiente garante eficiência no tráfego de dados entre as aplicações, com throughput de 40 GB.

Weber Canova, vice-presidente de Tecnologia da Totvs, comenta que os planos da companhia na área de cloud contavam com três iniciativas: homologar os parceiros provedores de nuvem pública; remodelar a forma como trabalhavam a cloud privada, passando da tradicional entrega de serviços para um desenvolvimento em Openstack; e desenvolver uma plataforma para orquestrar e entregar a solução de forma transparente ao cliente, dando a mesma experiência a ele independente do ambiente, seja público ou privado.

Quando iniciou a pesquisa de mercado para decidir o fornecedor, a empresa buscou performance e escalabilidade, selecionando a solução Cisco, em um projeto realizado pela integradora Vortex. “Eles participaram ativamente do projeto, contribuindo para acelerar a adoção da solução”, explica o executivo.

Como rodam em multicloud, os produtos Totvs apresentam demanda de processamento diversificada, em especial quando o cliente personaliza a solução. “É preciso ter capacidade de entregá-la no mesmo minuto, o que exige escalabilidade e desempenho”, cita Canova.

A tecnologia se mostrou eficiente na entrega do serviço de assinatura devido à performance dos servidores UCS, capazes de suportar grande volume de dados. Além disso, reduziu custos com a gestão do ambiente e os investimentos em expansão da rede.

Futuro

Outro ganho foi a liberdade criativa da equipe de cloud, que, após implantação e transferência de conhecimento realizada pela Vortex, permitiu aos especialistas focar em tarefas menos operacionais.

Dessa forma, foi criado um time de Engenharia, formado por quatro funcionários, que passaram a ter uma visão mais estratégica de cloud, voltada à inovação. “Estamos em constante atualização, e isso demanda uma equipe dedicada a buscar novas tecnologias”, acredita.

Sob a ótica do negócio, Canova conta que o foco é ter o maior número possível de clientes utilizando o modelo de assinatura Intera. “A transformação digital é um caminho sem volta e, para apoiarmos nossos clientes nessa jornada, é preciso prover soluções em nuvem de forma responsiva e escalável”, completa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.