Categories: Notícias

TIM quer chegar a 2 mil cidades cobertas com 4G em 2017

Enquanto cresce a demanda por dados e as exigências por qualidade de rede Brasil afora, a TIM acaba de anunciar que sua cobertura 4G chegou a mil cidades. O milésimo município a receber esse tipo de acesso é o Arquipélago de Fernando de Noronha, algo emblemático pelos desafios geográfico e tecnológico envolvidos. Com a meta prometida para 2016 atingida, agora a operadora se compromete a levar a cobertura 4G para mais mil cidades em 2017, totalizando 2 mil municípios e 90% da população urbana cobertos.

“2016 foi um ano intenso para todo o País, com muitas mudanças e no qual trabalhamos muito duro para reversão dos resultados, não apenas financeiros, e também para o desenvolvimento da infraestrutura”, comentou Stefano De Angelis, presidente da TIM Brasil, em almoço com jornalistas, em São Paulo. 

Durante sua fala, quando anunciou a chegada do 4G à milésima cidade, De Angelis frisou o esforço no desenvolvimento de uma rede robusta, para evitar problemas como a companhia enfrentou no passado. “Sofremos com a infraestrutura que não estava à altura para entregar conexão com qualidade. Mas com desenvolvimento do 4G, mudamos totalmente, com foco em qualidade.”

A cobertura levada a Fernando de Noronha marca dois pontos importantes para empresa: a milésima cidade, como já citado, mas também um tipo de cobertura que deve crescer a partir do próximo ano, que é o uso da frequência de 700 Mhz (autorizada pela Anatel para este projeto), dentro de um esquema de carrier agregation com a frequência de 2600 Mhz e sinal enviado por um satélite mid orbit, que gera menos atraso por estar mais próximo à superfície e garante mais qualidade à conexão. 

“Para 2017 queremos chegar a mais mil cidades, cobrindo 90% da população urbana e avançar em disponibilidade por meio da frequência 700 Mhz”, ressaltou De Angelis. “O objetivo anunciado desde o ano passado era passar de mil cidades e deveremos encerrar 2016 com 1,2 mil cidades. A cada dia de 2016, teremos adicionado duas novas cidades por dia à nossa rede 4G”, complementou Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil

A operadora vê no uso do 700 Mhz, que deve ganhar força em 2017, à medida que a Anatel autoriza novas áreas, uma grande oportunidade para avançar na disponibilidade do serviço e até preencher lacunas deixada pela concorrência. “Poderemos ampliar a banda larga móvel de qualidade e oferecer banda larga fixa (com foco em clientes residenciais), porque ainda enfrentamos muito problemas de qualidade com a banda larga fixa no País”, comentou Luis Minoru Shibata, chefe de estratégia da TIM Brasil. No caso da banda larga, a ideia nem é a de criar uma infraestrutura fixa em todo o País, mas se aproveitar da melhoria e velocidade de acesso das redes 4G, induzindo o cliente a utilizar modens e outros formatos com chip móvel em substituição ao acesso fixo convencional.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago