O CEO da Apple, Tim Cook, comparecerá com líderes do Google, Amazon e Facebook para uma audiência antitruste do Congresso hoje, que será transmitida ao vivo (e em inglês) no YouTube.
Um comitê do Congresso dos Estados Unidos está investigando plataformas on-line e poder de mercado, e a audiência de hoje será especial pois os líderes empresariais estarão respondendo a perguntas difíceis sobre seu suposto domínio no mercado.
Os comentários de abertura de Cook ao comitê já estão disponíveis.
Nas observações divulgadas, o líder da Apple destaca a verdade inconveniente de que a Apple não possui participação de mercado dominante em nenhum dos mercados em que atua:
“A Apple não possui uma participação dominante no mercado em que fazemos negócios. Isso não é verdade apenas para o iPhone; é verdade para qualquer categoria de produto ”, diz ele.
Isso é verdade em termos de hardware: o Android domina os smartphones, os Macs são segundos para o Windows, a empresa nem oferece o rastreador de fitness mais vendido no mundo.
O que a empresa faz é combater um canto distinto e conseguiu isso criando soluções relativamente únicas em comparação com outros dispositivos disponíveis.
Essas verdades provavelmente levarão o comitê a perguntar sobre como a empresa lida com suas plataformas, o que significará a forma como ela lida com a App Store e de qual forma justifica seu corte de 30% nos recursos de software, acesso aos principais recursos do iOS e a empresa pode ser acusada de seguir uma estratégia de copiar, adquirir ou eliminar as possibilidades de crescimento de possíveis concorrentes.
Ele observará que, quando lançou sua App Store, as vendas tendiam a ser padrão, com as margens reduzidas (até 70% para distribuição) e os desenvolvedores enfrentavam desafios reais ao colocar o software no mercado.
Phil Schiller, vice-presidente mundial de marketing de produtos da Apple, descreveu em entrevista à Reuters o funcionamento da App Store funciona como “uma reviravolta completa” do sistema de distribuição de software que existia no momento em que foi lançado.
Isso ocorre porque a App Store foi desenvolvida para representar o equivalente de software de uma loja de departamentos confiável e de alta qualidade, na qual os clientes podem explorar com segurança os produtos disponíveis sem os medos de segurança ou privacidade que você pode encontrar em outros lugares.
O resultado? A Apple construiu uma loja que é confiável para os consumidores e oferece uma enorme variedade de aplicativos e gera bilhões para desenvolvedores.
Provavelmente, o painel discutirá a empresa sobre quaisquer inconsistências percebidas na forma como ela aplica suas regras e buscará casos em que a empresa possa ter usado seu controle da loja para prejudicar os serviços dos concorrentes.
Dado que o maior argumento que os concorrentes parecem ter levantado é sua objeção a pagar pela distribuição através da loja da Apple, será interessante ver como essa linha de questionamento se desenvolve.
A empresa direcionará a atenção para o estudo encomendado para o Analysis Group, que constatou que a App Store facilitou mais de meio trilhão de dólares no comércio mundial e US$ 138 bilhões nos EUA – uma escala de negócios que levou apenas uma década para ser construída.
Entr outros tópicos, o estudo analisa as cobranças típicas feitas por diversos serviços de distribuição e leilão no mundo físico.
Se você já comprou um item em um supermercado ou em leilão, provavelmente estará ciente de que o local em que adquiriu esse item também sofre um grande desconto de tarifas antes que qualquer dinheiro chegue ao fabricante do produto.
Historicamente, o relatório observa que os distribuidores de softwares de tarefas únicas custam cerca de 60% do preço da caixa, enquanto os desenvolvedores e editores de videogames normalmente compartilham apenas 45% do preço dos títulos em caixa fisicamente.
A Apple tem um argumento bastante claro de que a maioria dos varejistas cobra taxas de distribuição e há poucas razões para distribuir software com base em taxas a custo zero para o desenvolvedor.
O único argumento (como escrevi aqui) pode ser em torno de quanto é justo cobrar – mas isso é uma decisão do governo ou do livre mercado para decidir? Afinal, existem outras lojas e outras plataformas.
Por fim, o tom da declaração de Cook é respeitoso. Ele diz que compartilha da “crença de que a concorrência é uma grande virtude, que promove a inovação, abre espaço para a próxima grande idéia e oferece aos consumidores mais opções”.
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