TI também é quebrar paradigmas

Implementar novos projetos e revolucionar drasticamente antigos padrões normalmente causam conflitos. De um lado, a inovação, ruptura e a busca por algo novo, e do outro, a dificuldade em adaptar-se a mudanças e aceitar as consequências do novo padrão.

Foi o cenário que Fabio Mota, CIO da Raízen, encontrou diante da missão de revolucionar um dos principais processos da companhia, a colheita de cana de açúcar. O objetivo era melhorar a eficiência das operações de logística agrícola, que conta com mais de 2 mil equipamentos de campo e 900 mil hectares de área agrícola cultivada.

Resumidamente, a operação consiste em colher a cana na plantação, depositá-la no trator durante o processo, levar para um caminhão, e transportar em carregamentos até encher a usina.

A operação em si ficou a mesma. O que mudou foi o controle, agora todo centralizado e controlado por uma plataforma. Toda a gestão foi unificada para uma central de inteligência, com grande foco em redução de custos e ganho de eficiência operacional.

O paradigma quebrado está nas usinas, que até então geralmente eram controladas por apenas uma pessoa – o dono. “As usinas sempre funcionaram como estados independentes. O que nossa área de negócios queria era fazer o controle para sermos mais eficientes. O movimento de tirar parte do poder da usina e fazer controle central foi um desafio político e de mudança muito grande”, afirma Mota, que compartilhou os detalhes sobre o projeto com outros CIOs durante o IT Forum.

Com o projeto, chamado Pentágono da Tecnologia, a operação foi toda levada para Piracicaba (SP) e resultou em 15% de aumento na produtividade, além de redução de custos. “O projeto ‘se pagou’ em um ano. Conseguimos fazer as colhedoras trabalharem mais”, resume o executivo.

Outra vantagem do novo modelo, apontada por Mota, é poder explorar novos recursos a partir das operações, como captura de dados com internet das coisas e melhoria na utilização de analytics.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago