Melissa Kfouri
Há um ano e meio, Melissa Kfouri Marino assumiu a liderança da área de TI na Algar Telecom em meio a um importante processo de revolução da empresa. Até 2021, a meta da companhia é que todas as decisões sejam tomadas com base em dados.
Para isso, algumas iniciativas estão sendo desenvolvidas. Uma das principais é o projeto de criação do Centro de Inteligência Analítica (CIA), unidade que visa fortalecer o uso de analytics na tomada de decisão de negócios
“É um projeto que tem um roadmap muito grande para o futuro. É muito desafiador. Ele é totalmente ligado aos negócios e é de fato a TI para o negócio”, define Melissa, vencedora da categoria Indústria digital – TI e Telecom do prêmio Executivo de TI do Ano 2018, realizado pela IT Mídia em parceria com a Korn Ferry.
Para o CIA, foi criado um time de 20 profissionais voltados à área de estatística, negócio e tecnologia, na qual o foco é evoluir do Business Intelligence para o Data Science, tornando a Algar Telecom no longo prazo uma empresa totalmente orientada a dados. O objetivo, segundo Melissa, é utilizar milhares de terabytes de dados brutos para analisar o comportamento do cliente e, assim, melhorar sua experiência com campanhas direcionadas, novos produtos, além de aplicar soluções voltadas para melhoria da qualidade dos serviços e eficiência operacional. Além disso, possibilidades de aumento de receita e gerar maior eficiência na organização
“Esse é um daqueles projetos que me tiram o sono e dá frio na barriga todos os dias”, brinca a executiva, mostrando o tamanho da importância do desafio que tem em mãos. “Não é somente um desafio técnico de implementar uma ferramenta e ela sair funcionando. Precisamos entender a fundo o negócio. O CIA não é uma área de tecnologia. Ele começa com um trabalho de TI, mas com departamentos de negócios em conjunto. É uma equipe dedicada debaixo de uma diretoria técnica, mas que não é técnica”, define.
Melissa diz que o projeto ainda está em fase inicial, com ações como estruturação de data lake e transformação do BI tradicional, mas já há alguns exemplos da eficácia.
O primeiro deles é a possibilidade de reverter pedidos de vendas de banda larga inviáveis tecnicamente convertidas em vendas. Baseado em dados de ordens de vendas não atendidas, pois são inviáveis tecnicamente, por meio de modelos estatísticos cruzados de informações de rede, perfil de uso e disponibilidades de rede telecom, é possível identificar para cada pedido, oportunidades de convertê-los em vendas com pequenos ajustes na oferta ou tecnologias alternativas.
Outra vantagem é o modelo para viabilidade técnica automática, que faz o cruzamento dos dados do pedido de vendas da banda larga com endereços georreferenciados, topologia e capacidade das redes existentes, perfil do cliente e latência, e indica se a existe a viabilidade de atender o serviço com qualidade. Além disso, com base nos dados de uso do serviço do cliente x rede, o modelo indica os upgrades a serem oferecidos aos clientes,
Prestes a completar 20 anos de Algar Telecom, Melissa se mostra confortável e confiante para a posição de diretora da área de TI. Para isso, ela comenta que foi essencial o trabalho feito pelo Grupo Algar.
“O Grupo prepara muito bem os profissionais em que acredita. Tive toda essa preparação, o chamado treinamento de potencial sucessor. Foram vários cursos de técnicas e de liderança para assumir o cargo”, completa.
O fato é que Melissa é um daqueles casos de relações de confiança entre funcionário e empresas. O resultado: um casamento duradouro que vem gerando importantes frutos para os dois lados.
1º Melissa Kfouri Marino – Algar Telecom
2º Fabio Filho – Xerox
3º Alessandra Bomura – Vivo
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…