Categories: Notícias

TI e RH da ESPM trabalham juntas para desenvolver sistema de acompanhamento de metas

Para garantir um ensino de vanguarda, a ESPM leva inovações para as salas de aula em seus cinco campi no Brasil. No entanto, a instituição educacional sem fins lucrativos, ganhadora do prêmio As 100 + Inovadoras no Uso de TI na categoria Educação, também investe em melhorias em seu back-office, alinhando a tecnologia aos objetivos estratégicos. Como parte dessa iniciativa, a instituição iniciou recentemente um Programa de Incentivo à Meritocracia, uma demanda da área de Recursos Humanos apoiada integralmente pela TI, que desenvolveu um sistema digital de balanced scorecard para acompanhamento das metas.

“Tínhamos a necessidade de estabelecer objetivos tangíveis para todos os níveis da organização, especialmente a liderança. Assim, cada gestor tem metas definidas mensuradas e monitoradas ao longo do ano por meio de um painel”, explica Ana Paula Dolabella, gerente sênior de RH da ESPM.

Para dar o pontapé no projeto, o RH desenhou um mapa estratégico que foi desdobrado em metas, englobando vice-presidentes, diretores e gerentes. A TI desenvolveu internamente um sistema com base na linguagem de programação Ruby on Rails e metodologia Ágil para acompanhamento de cada um dos indicadores.

Paulo Henrique Marsula, diretor de TI da ESPM, conta que por meio de um painel, os gestores podem verificar o andamento em tempo real das metas estabelecidas para a equipe e a cada dois meses um alinhamento é realizado para estabelecimento de um plano de ação, se necessário for. “Com base nessas informações, vamos mensurar no início de 2015 os objetivos conquistados e aplicar remuneração variável”, diz.

Ana Paula afirma que o uso da ferramenta é massivo e que o sucesso do projeto somente aconteceu em razão do alinhamento da área de negócios e tecnologia da informação. “TI deve estar próxima às necessidades dos negócios. Isso é uma grande inovação”, sintetiza.

Marsula diz que o segredo da área é ter uma equipe de negócios. “Tenho profissionais na TI que fazem o papel de um gerente de contas de uma agência. Estar próximo do cliente faz toda a diferença”, constata. “A proposta de inovação da ESPM vem de uma visão de que TI tem de entregar o melhor. Fazemos TI pelo negócio”, finaliza.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

5 dias ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

5 dias ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

5 dias ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

5 dias ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

5 dias ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

5 dias ago