TI da Nexa Resources é protagonista na gestão de negócios

O departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Nexa Resources (ex-Votorantim Metais) se tornou um dos principais protagonistas no desenvolvimento da estratégia de negócios, entre outras coisas, pela sua atuação na conectividade entre as várias áreas da empresa. Rodrigo Periotto, gerente de Estratégia e Arquitetura de TI da companhia afirmou no IT Forum Expo, no Palco First Digital Digital First, que a arquitetura digital formulada na empresa ajudou as áreas a desenvolver as soluções dos seus problemas. “O objetivo foi agregar valor e para isso precisamos deixar de ser reativos para ser pró-ativos”, disse.

Pilares de TI

Para chegar aos resultados, Periotto, que apresentou o tema: “Case Votorantim Metais – A jornada para a transformação digital” relatou que foi preciso conhecer profundamente a estratégia corporativa da empresa e, uma vez familiarizada com ela, tratar as diferentes áreas de forma distinta, respeitando a realidade própria de cada uma delas. Tudo isso realizado a partir dos Pilares de TI, definido como arquitetura tecnológica; estratégia de TI; organização e relacionamento e portfólio de valor.

No inicio, conta o gerente, a questão que se colocava na empresa e que iria definir a atitude do departamento de TI era a simples digitalização da área de negócios ou efetivamente a transformação digital? Não bastava, portanto, apenas usar ferramentas para aprimorar a gestão, foi preciso ter, continua Periotto, o total alinhamento da estratégia de negócios com a TI. Para isso, foi fundamental estabelecer a conectividade entre as áreas, se dedicar à preparação e envolvimento das pessoas, criar programas de apoio, trabalhar de forma integrada e trabalhar os desafios de forma objetiva.

Entre as atribuições da Tecnologia da Informação da empresa está a ajuda para que a empresa alcance como meta, com o total apoio do TI, seguir na “jornada para a companhia se transformar em Indústria 4.0”, com estrutura, interação homem-máquina, disponibilidade de dados etc. Além disso, conseguir o Digital Mining implementando inteligência competitiva, plataformas digitais, inovação tecnológica e redes de segurança.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago