Tesla compra negócio de economia solar por US$ 2,6 bilhões

A fabricante de carro elétrico Tesla Motors anunciou que concordou em fundir-se com a empresa de tecnologia solar SolarCity por US$ 2,6 bilhões.
O acordo baseia-se na recente revelação da segunda fase do plano diretor do CEO da Tesla, Elon Musk, que envolve o desenvolvimento de soluções para gerar, armazenar e permitir o consumo de massa da energia solar.
Musk passa a ser o presidente da SolarCity, conforme plano mestre. Agora, a companhia combinada pretende escalar o dispositivo de armazenamento de energia Powerwall da Tesla e desenvolver mais produtos solares. Além disso, a empresa alavancará a rede de locais de varejo da Tesla para vender suas mercadorias.
Em um post em seu blog, a Tesla afirmou que agora é o momento certo para unir as companhias. “Ao unir forças, podemos operar com mais eficiência e integrar plenamente nossos produtos, oferecendo aos clientes uma experiência bonita e simples que engloba energia solar e armazenamento.”
A transação está prevista para ser concluída no quarto trimestre de 2016. No entanto, a SolarCity tem um prazo de 45 dias, contando a partir de hoje (1/8), para solicitar propostas alternativas.