Terceirizar pequenas frotas pode reduzir custos em até 25%
Tecnologia ajuda na gestão, possibilitando realizar o cruzamento de informações importantes para o empreendedor, como a telemetria

A opção pela terceirização de frotas pode representar uma economia de até 25% mesmo em casos nos quais o número de veículos é restrito. Para realizar a operação basta que o interessado possua a partir de um veículo e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Segundo o gerente de Frotas Leves da Ouro Verde, André Scotti, o que faz a diferença em um serviço de terceirização de frota é a relação de longo prazo em comparação com o que a terceirizadora agrega na gestão desses veículos.
Ainda de acordo com ele, é comum pequenos empreendedores presumirem que obter uma frota de veículos própria para sua empresa seja mais vantajoso do que investir em um modelo terceirizado, acreditando que esse formato venha a gerar custos mais altos. “Quando uma pessoa ou empresa opta por uma frota própria, é sempre necessário levar em conta a depreciação, o custo de oportunidade e das pessoas que estão gerindo os automóveis, problemas mecânicos, entre outros”, aponta Scotti.
De acordo com o gerente, a economia com o modelo é geral, começando com o investimento nos veículos próprios, que nesse caso pode ser aplicado em inovações na empresa. Além disso, os planos podem ser moldados de acordo com a necessidade do cliente. Por exemplo, um cliente que roda pouco não vai precisar trocar pneus, apenas em casos de sinistro, então não haverá que arcar com desgaste. “Por ser a atividade principal da terceirizadora, acaba sendo muito mais fácil alcançar a eficiência na gestão e, consequentemente, gerar redução de custos para o contratante”, complementa.
Ganhos
Quando um serviço é contratado, é possível realizar o cruzamento de informações importantes para o empreendedor, como a telemetria, que permite o monitoramento completo do ativo, identificando desvios de dirigibilidade; o cartão combustível, que monitora e controla os abastecimentos. “Dessa forma é possível fazer um diagnóstico do comportamento dos condutores, muito focado na parte da segurança e, consequentemente, traduzindo em uma redução ainda maior dos gastos”, explica.
Migração
Para quem já possui uma frota própria e deseja migrar para o modelo terceirizado, a Ouro Verde, empresa especializada em terceirização e gestão de frotas, conta com um suporte chamado Ouro Revenda, que consiste em comprar os veículos do cliente. “Um dos grandes problemas de quem já tem os ativos é conseguir vendê-los. Assim, com esse serviço, o empreendedor pode receber o valor dos carros à vista ou abater nas mensalidades da frota que decidir adotar”, finaliza.